sexta-feira, 14 de junho de 2019

Romanos 15:24

Romanos 15:24 - Quando partir para Espanha irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.
QUANDO PARTIR. Pelos seus escritos se percebe que Paulo era bastante organizado em suas atividades missionárias, em que com planejamento ele se conduzia em suas viagens transculturais, prestando seus serviços ao reino de Cristo. Portanto, já estava em sua agenda o empreendimento de fazer mais uma viagem missionária até a Espanha, certamente para levar o evangelho de Cristo àquela região. Seguindo as rotas de viagens missionários do livro de Atos se percebe que Paulo era rodado no mundo.

PARA A ESPANHA. Na época em que Paulo escreveu esta sua carta, a Espanha era uma área muito mais extensa do que é conhecia nos dias de hoje, ligando o continente africano a Europa. A Espanha atual tem seus limites ao sul e ao leste pelo Mar Mediterrâneo, ao norte pela França, Andorra e pelo golfo da Biscaia e ao noroeste e oeste pelo oceano Atlântico e por Portugal. É o segundo maior país da Europa.

IREI TER CONVOSCO. Este era um profundo desejo do apóstolo Paulo, era de fato chegar à cidade de Roma. Conforme a história do cristianismo, Paulo esteve por duas vezes em Roma, e não se sabe se foi na sua primeira visita a capital do império, que ele se dirigiu de Roma a Espanha. Alguns comentaristas afirmam de que esta viagem de Paulo a Espanha tenha se dado entre a primeira visita a Roma e sua segunda visita.

POIS ESPERO QUE DE PASSAGEM VOS VEREI. Não temos dúvida que o apostolo já sabia perfeitamente quem eram as principais lideranças da igreja cristã na cidade de Roma, mais ele também desejava conhecer a todos que faziam parte daquela comunidade cristã. “Espero”, na realidade, Paulo tinha receio de que sua passagem pela capital de império poderia lhe causar algum problema, tal qual perseguições.

E QUE PARA LÁ SEJA ENCAMINHADO POR VÓS. Havia um bom costume nesta mesma época, em que os missionários ao cumprirem sua missão em uma determinada localidade, ao partir para outro campo missionário eram acompanhados pelos líderes locais da igreja de Cristo, até a próxima cidade, ou até mesmo ao ponto final de sua viagem. Não se sabe se Paulo faz esta sua colocação, se referindo ao apoio financeiro.

DEPOIS DE TER GOZADO UM POUCO. São várias as referencias subliminares que Paulo deixa transparecer que havia algum tipo de dificuldade para que ele fizesse um trabalho mais consistente na cidade de Roma. Por isso que se pode conjecturar que tais motivos foram decisivos, respondendo sobre o porquê Paulo não foi o fundador daquela comunidade cristã em Roma. O que ele queria era ficar um pouco em Roma.

DA VOSSA COMPANHIA. Este desejo ardente no coração de Paulo em querer desfrutar da comunhão com os seguidores de Cristo na capital do império romano, não estava somente na mente do apóstolo dos gentios. Este mesmo anelo também estava nos corações dos irmãos que faziam parte daquela igreja de Cristo em Roma. O povo de Deus naquela cidade precisava ouvir pessoalmente o testemunho daquele que antes era um perseguidor contra a igreja, mas que agora era o maior fundador de igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...