sexta-feira, 14 de junho de 2019

Romanos 15:27

Romanos 15:27 - Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais.
ISTO LHES PARECEU BEM. Paulo está falando a respeito das igrejas da Macedônia e Acaia, que fizeram uma grande campanha de arrecadação de alimentos e donativos para serem levados para as igrejas de Israel. Haviam igrejas que o trabalho de ação social eram efetuados por Paulo e seus amigos de ministério, mas com o incentivo do apóstolo dos gentios. Porem, as igrejas da Acaia e da Macedônia tomaram por livre iniciativa o gesto de grandeza em compartilhar seus benefícios com os judeus.

COMO DEVEDORES QUE SÃO. Estes exemplos que Paulo estava dando aos irmãos na igreja cristã na cidade de Roma, ainda que indiretamente, deveria lhes servir de testemunho, no sentido de promover a harmonia entre gentios e judeus. Os gentios daquela comunidade cristã precisavam compreender que eram remidos de Cristo, fazendo parte do reino de Deus, mas que os judeus lhes foram importantes nisto tudo.

PARA COM ELES. Se os gentios, neste momento eram os grandes beneficiários da nova dispensação, mas olhando para o tempo da velha dispensação, foram aos patriarcas, bem como os filhos de Israel, que as promessas foram feitas. Jesus era um judeu de sangue e religião, bem como os seus primeiros apóstolos também. O próprio Paulo era um hebreu, e, portanto, tudo começou em Israel e com os judeus.

PORQUE SE OS GENTIOS. Durante a velha dispensação, as demais nações do mundo ficaram fora das alianças de Deus com o seu povo Israel, por isso que as demais nações do mundo eram consideradas pelos hebreus de gentios ou pagãos. Mas na nova dispensação, a porta da graça foi fechada em parte para os judeus, e totalmente aberta para os gentios. Foi Cristo Jesus quem fez isso por toda a humanidade.

FORAM PARTICIPANTES DOS BENS ESPIRITUAIS. Quem conhece bem o pacto da lei de Moisés, sobre o qual se apoiava totalmente o judaísmo, sabe que na legislação de Moisés havia um sistema materialista de bênçãos. Todavia, na nova aliança da graça de Deus, as promessas são absolutamente espirituais, com propostas eternas de maiores e melhores recompensas para o futuro, mas com benefícios aqui e agora também.

DEVEM TAMBÉM MINISTRAR-LHES. O apóstolo dos gentios escreve a respeito das doações que os gentios deveriam efetuar para os irmãos no país de Israel, que vinham passando por momento de muita pobreza econômica. O segundo mandamento da lei de Cristo é a prática do amor fraternal, e os gentios precisavam comprovar que estavam efetivamente cumprindo à palavra de Cristo ajudando aos irmãos judeus.

OS MATERIAIS. As autoridades do império romano já tinham um ódio natural contra os filhos de Israel, e quando um judeu se convertia ao cristianismo, este mesmo ódio era potencializado ainda mais. Desta forma sendo, os cristãos convertidos do judaísmo para o cristianismo passavam a ser sufocados pelas autoridades do império romano. Por isso que os irmãos tinham seus bens confiscados pelo Governo, e com isso se tornavam muito pobres. A ação social para eles era uma questão de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...