sexta-feira, 5 de julho de 2019

Apocalipse 10:1

Apocalipse 10:1 - E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo.
E VI OUTRO ANJO FORTE. João continua destacando que as revelações que lhe foram concedidas, em grande parte vieram por meio de visões, apesar de que, também o sentido da audição foi muito importante. Este anjo realmente era da parte de Deus, assim como existe um número infinito de seres espirituais de luz, que estão a serviço de Deus e do seu reino. João também destaca que este anjo era efetivamente forte, o que nos ensina que tais anjos recebem do Deus Todo-poderoso poder e autoridade.

QUE DESCIA DO CÉU. No capítulo anterior, fala a respeito dos gafanhotos, que são demônios infernais, e que vieram das profundezas da terra. Como também fala a respeito de anjos maus, que saíram de dentro da terra, e cavaleiros que também são demônios infernais e que vem de baixo para cima. Mas neste texto, que estamos comentando, o anjo forte, veio do céu, o que nos ensina que ele veio da parte de Deus.

VESTIDO DE UMA NUVEM. Quando o Senhor Jesus foi assunto ao céu, na presença dos seus apóstolos, o Dr. Lucas escreveu que ao chegar a uma determinada altura, o Filho de Deus foi envolvido em uma nuvem. Esta linguagem figurativa pode nos ensinar sobre a glória celestial, destacando a representatividade da presença de Deus. Mas também fala a respeito do elemento sobrenatural, ou espiritual do anjo de Deus.

E POR CIMA DE SUA CABEÇA. Em vários momentos deste livro, o escritor destaca o aspecto facial do ser que ele fica a contemplar, porque a cabeça, o rosto ou a face fala diretamente da representação do próprio ser. Isso João fez com relação a Cristo (Apocalipse 1:14), quanto ao anticristo (Apocalipse 13:1), sobre os gafanhotos que sairão do poço do abismo (Apocalipse 9:7-8), bem como sobre os cavalos (Apocalipse 9:17). No mundo espiritual há como que uma áurea por cima da cabeça de cada ser.

ESTAVA O ARCO CELESTE. No caso do dilúvio, que está registrado no primeiro livro da bíblia, o Gênesis, depois do momento terrível de destruição de quase tudo que havia sobre a terra, então, Deus se interpôs perante Noé, que daria um sinal, por meio de um arco-íris, que aquele quadro não se repetiria mais. Neste caso, do livro do apocalipse, este arco celeste, pode significar uma trégua sobre o juízo imposto.

E O SEU ROSTO ERA COMO O SOL. Antes, neste mesmo versículo, o vidente João fala a respeito do que havia por cima da cabeça deste anjo forte da parte de Deus, mas agora ele descreve sobre o aspecto facial deste ser poderoso da parte de Deus. Não há dúvida que o autor deste livro se reporta sobre o brilho e a glória que ele viu sobre a face deste ser celestial. E isso só confirma que este é um anjo de luz muito importante.

E OS SEUS PÉS COMO COLUNAS DE FOGO. Este fogo a que se refere João não é a mesma coisa que o fogo que há no hades ou inferno, mas diz respeito também ao fulgor que representa o caminho daquele anjo da parte de Deus. Certamente o escritor se reporta as pernas por completa deste ser celestial, o que também foi dito quanto ao Cristo glorificado, em (Apocalipse 1:15). Os pés também falam de força e muito poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...