quinta-feira, 11 de julho de 2019

Apocalipse 13:9-10

Apocalipse 13:9-10 - Se alguém tem ouvidos, ouça. Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.
SE ALGUÉM TEM OUVIDO OUÇA. Antes do arrebatamento a palavra é Quem tem ouvido, ouça, o que o Espírito diz as igrejas. Em todas as sete cartas do livro do apocalipse às igrejas são repetidas esta mesma mensagem. Agora, como a igreja não estará mais na terra, então, nem se fala nas igrejas, nem do Espírito. No fundo, no fundo, o que o vidente João deseja mesmo é avisar aos moradores da terra sobre tudo que está previsto que vai acontecer no futuro, chamando a atenção de todos.

SE ALGUÉM LEVAR EM CATIVEIRO. Temos no versículo dez, duas coisas importantes a serem destacadas, a primeira é que João fala a respeito da lei da colheita, segundo a semeadura. Depois, o escritor aponta em direção a retorno do judaísmo como religião de destaque para os judeus. Paulo em sua carta aos Romanos, a partir do capítulo onze, ele não só deseja, mas profetiza que todo o Israel seja salvo. E isso será pela lei.

EM CATIVEIRO IRÁ. Neste caso, certamente João fala a respeito de um tempo de guerra contra os judeus, o que já está previsto. Quando o anticristo se assentar no tempo de Jerusalém, querendo ser adorado como se deus fosse, então, os judeus romperá a aliança de paz com ele. Com isso, o anticristo e seus aliados faram um levante contra os judeus, e levarão muitos cativos para fora de Israel.

SE ALGUÉM MATAR A ESPADA. É claro que as guerras futuras não se darão com a espada, mas João se refere à guerra, porque esta era a linguagem de sua época. Há quem diga que João se reporta ao pagamento de dívida que os judeus têm na memória da história, em que eles mataram a Jesus e muitos dos seus seguidores, e agora, no tempo da grande tribulação irão colher, conforme a semeadura que fizeram.

NECESSÁRIO É QUE A ESPADA SEJA MORTO. Paulo escreveu a respeito da lei da colheita, segundo a semeadura em Gálatas 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. O tempo não apaga a dívida, e nem muda o resultado daquilo que se semeia nesta vida. O que os judeus fizeram contra os cristãos primitivos vão ter que passar pela mesma situação.

AQUI ESTÁ A PACIÊNCIA. Por que João fala sobre a paciência dos cristãos? Porque na época em que os cristãos primitivos foram perseguidos e mortos pelos judeus, as leis vigentes da época permitiam qualquer cidadão se defender do seu ofensor. Mas os cristãos que foram mortos pelos seus inimigos, não revidavam, mas com paciência suportavam as injustiças praticadas pelos Judeus, com o apoio é claro dos romanos.

E A FÉ DOS SANTOS. João, como uma das principais lideranças e por ser o último dos apóstolos com vida neste memento, ele ver o quanto os cristãos daquela época eram cheios de fé. Os mártires preferiam perder todos os seus bens, que eram confiscados pelas autoridades, e acima de tudo, perderem a própria vida, mas não negavam sua fé, no poderoso nome de Cristo Jesus. Estes santos, foram aqueles que não negaram a fé em Cristo, e não mortos canonizados por uma organização religiosa, como dizem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...