terça-feira, 16 de julho de 2019

Apocalipse 17:9-10

Apocalipse 17:9-10 - Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.
AQUI O SENTIDO, QUE TEM SABEDORIA. Clareando um pouco mais esta colocação feita pelo escritor, poderíamos dizer o seguinte: Aqui há uma mente que possui a sabedoria para compreender o que está escrito. Há, portanto, uma pintada de predestinação nisto tudo, no sentido de que, somente aqueles que são preordenados por Deus é que irão entender o que o vidente João está escrevendo sobre Roma.

AS SETE CABEÇAS SÃO SETE MONTES. Neste ponto, o autor foi diretamente claro para seus leitores sobre quem efetivamente era a mulher, que um pouco antes foi chamada também de cidade, mais que é de fato, geograficamente falando a Roma imperial. Quem conhece em loco, ou por meio da geografia, sabe que a cidade de Roma fica em cima de sete colinas, sobre as quais o vidente João chama de montes.

SOBRE OS QUAIS A MULHER ESTÁ ASSENTADA. É de fato uma linguagem metafórica, mais que deixa bem claro, sobre quem estava escrevendo João, e sobre o que ele estava se reportando. Na visão do escritor ele ver de forma nítida que a mulher é na realidade não somente a cidade que dominava sobre o mundo, politicamente falando, mas que também dominou o mundo desde então, até hoje, em termos religiosos.

E SÃO TAMBÉM SETE REIS. No aspecto político, João se refere aos seis principais imperadores que até então já haviam dominado com mão de ferro sobre as demais nações do mundo, que estavam subjugadas ao império romano. João não poderia de forma alguma citar os nomes dos imperadores, porque seria sistematicamente morto, mas, ele se refere aos sete imperadores, que representavam a mulher, que é Roma.

CINCO JÁ CAÍRAM, E UM EXISTE. Os estudiosos da escatologia afirmam que estes sete imperadores romanos, são os principados humanos que mais foram potencialmente possessos pelo diabo com os seus demônios. Cinco deles já havia passado, quando João escreveu o Apocalipse, um deles estava em ação, que pode ser um Nero, o imperador mais carrasco que se levantou entre todos Eles, do império romano.

OUTRO AINDA NÃO É VINDO. A partir desta colocação, João fala de futuro, se reportando sobre o governo de Constantino, o governo que implantou o império religioso de Roma. A partir de Constantino o poder político passou por um momento de transição, até a implantação, com o passar do tempo, do império religioso, que ainda existe nos dias de hoje, e que permanecerá até o tempo do fim deste sistema.

E QUANDO VIER, CONVÉM QUE DURE UM POUCO DE TEMPO. João não está se reportando ao imperador Constantino como pessoa, mas, ele fala a respeito dos efeitos que seu governo produzirá para a mulher que é Roma. Este pouco de tempo é indefinido, porque o escritor, assim como os demais líderes da igreja primitiva, não tinha noção do hiato de tempo que haveria entre a primeira e a segundo vinda de Cristo. Não há dúvida que este “tempo” vai desde Constantino até o anticristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...