quinta-feira, 18 de julho de 2019

Apocalipse 18:3

Apocalipse 18:3 - Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.
PORQUE TODAS AS NAÇÕES. Para a época em que João escreveu este revelador livro de escatologia, o império romano, realmente dominava sobre aquelas nações do mundo civilizado de então. Muito mais abrangente se tornou o império religioso de Roma, uma vez que, depois que o império político foi substituído pelo império religioso, por meio da camuflagem, passou a ter um alcance muito maior do que o império político de Roma. Este foi um dos planos mais enganadores dos romanos.

BEBERAM DO VINHO DA IRA. O escritor já falou a respeito do vinho da ira que a grande Babilônia deu a beber a todos os seus prosélitos, seguidores e aliados em Apocalipse 14:8 - E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. Porque o vinho da ira? Porque os adeptos da falsa religião terão que enfrentar a ira de Deus.

DA SUA PROSTITUIÇÃO. O escritor não está falando da prostituição sexual, nem social, mas se trata da prostituição espiritual, em que, por meio do politeísmo, os adeptos do império religioso de Roma se prostituem com os ídolos e as imagens de esculturas, adorando e venerando a criatura em vez de adorar somente o Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas. A idolatria é um pecado detestado por Deus.

E OS REIS DA TERRA. No império político de Roma havia de forma aberta e impositiva a adoração e veneração dos imperadores, dos reis e das autoridades ligadas a Roma. Não foi diferente, quando o império religioso de Roma assumiu o lugar do império político de Roma. Por isso, que a falsa religião desde seus primórdios vem incentivando e praticando a adoração das personagens chamadas canonizadas pela falsa igreja.

SE PROSTITUÍRAM COM ELA. Os antigos imperadores obrigavam seus súditos a lhes adorarem como se fossem deuses. Depois, o império político de Roma desapareceu aos poucos, sendo substituído pelo império religioso, e com isso, os que antes eram chamados de imperadores assumiram novas funções, não políticas, mas de cunho religioso. Os líderes do império religioso de Roma, também são chefes de Estado.

E OS MERCADORES DA TERRA SE ENRIQUECERAM. Quando o império religioso assumiu o lugar do império político de Roma, teve também início outras formas de se manter o alto clero por meio do comercio da fé. Quem não conhece a história das relíquias, em que os objetos religiosos eram vendidos? Depois veio a questão das vendas das indulgências, que e a venda dos serviços religiosos aos adeptos da religião. A venda das relíquias e das indulgências foi o maior assalto religioso de mundo.

COM A ABUNDÂNCIA DE SUAS DELÍCIAS. Essa é uma linguagem metafórica usada pelo escritor para falar da luxúria que os mercenários e mercadores da fé passaram a usufruírem pelo comercio da fé praticado contra os prosélitos do império religioso do mundo. A mãe das prostituições, a grande meretriz, recebeu das riquezas de todas as nações do mundo, e os seus líderes passaram a vive banhados de ouro e dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...