sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Atos 2:3-4

Atos 2:3-4 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
E FORAM VISTAS POR ELES. No versículo anterior, foi utilizado o sentido da audição para se ouvir um som muito forte que de princípio se ouviu na redondeza do Cenáculo, mas que de repente se concentrou no ambiente da casa onde a igreja de Cristo estava reunida. Agora, é o sentido da visão que estava sendo utilizada para ver algo inusitado acontecendo dentro do Cenáculo. Quem foi que viu o que estava se manifestando dentro da casa? Eram cerca de cento e vinte discípulos de Cristo Jesus.

LÍNGUAS REPARTIDAS, COMO QUE DE FOGO. Todos que estavam no ressinto do Cenáculo passaram a ter visões espirituais de magnitude celestiais. Estas línguas repartidas falam de algo como tochas de fogo, que divididas pousaram sobre cada um deles. Não se tratava de fogo literal, como vemos em nosso mundo atual, mas fala-se de glória espiritual, uma energia sobrenatural, que é símbolo do Espírito Santo.

AS QUAIS POUSARAM SOBRE CADA UM DELES. As quais, nos fala sobre cada uma das tochas de fogo que se espalharam no ambiente do Cenáculo, e que neste momento, cada uma destas luzes incandescentes procuravam sua direção. Este pousar fala da forma como estes focos de luzes foram se chegando de forma individual sobre a vida dos que estava presente no Cenáculo. Esta foi uma cena única na história do homem.

E TODOS FORAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO. Primeiro, o som como de um vento veemente e impetuoso, e agora, estas tochas de luzes, foram os canais para o recebimento do Espírito Santo na vida dos servos e servas de Cristo. Este evento descreve sobre o contato direto entre o humano e o divino, com a chegada do advento do Espírito de Deus para cuidar, dirigir e ensina a igreja remida de Cristo Jesus.

E COMEÇARAM A FALAR NOUTRAS LÍNGUAS. Todos que estavam no Cenáculo foram cheios do Espírito Santo e estar “cheio” é o termo mais comum no livro de Atos para a presença do Espírito Santo na vida de uma pessoa. A presença do Espírito Santo sobre os que estavam presente naquele momento produziu algo novo, que foi justamente o falar em noutras línguas. Que línguas era estas? Mais adiante vamos falar sobre elas.

CONFORME O ESPÍRITO SANTO. É bom dizer que estas outras línguas, que foram faladas pelos irmãos e irmãs no dia de Pentecostes eram outros idiomas estrangeiros, conforme mais adiante vamos explicar. Quem produzia estas outras línguas ou idiomas na fala dos que estavam presentes? O agente destes novos idiomas falados por todos os que estavam no Cenáculo foi efetivamente o Espírito Santo, que encheu a todos. Lembrando que, tais línguas não eram dos anjos nem da vontade dos que falavam.

LHES CONCEDIA QUE FALASSEM. Este era um novo momento para a vida da igreja, porque se cumpria a promessa de Cristo para aqueles que faziam parte do novo Israel espiritual, que é a igreja remida de Cristo. Percebe-se a influência iluminadora do Espírito Santo de Deus na vida dos servos e servas de Cristo, no sentido de cumprirem missões importantes no reino de Deus. Esta línguas tinham objetivos bem definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...