segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Atos 2:26

Atos 2:26 - Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança.
POR ISSO. Os hebreus que acreditavam no Emanuel, que era Deus entre os homens, tinham certeza de que o Messias, mesmo antes de sua manifestação sobre a terra já era o protetor do povo de Deus. Por isso que o salmista se sentia seguro, de que não seria derrotado por seus inimigos. No caso de Davi, que era um menino do campo, mas que depois de sua unção passou a ser perseguido por reis e comandantes de exércitos, só podia ter a convicção de que, era o Senhor quem o guiava seguramente.

SE ALEGROU. Nada mais empolgante nesta vida, do que alguém ter a certeza de que ninguém e nem nada via lhe prejudicar ou causar perigo. O salmista se sentia contente por ver em seus dia a dia as providências do Senhor, no sentido de lhe proteger dos seus adversários. A vida de quem realmente serve a Deus com fé é uma vida triunfante, por isso que as circunstâncias externas não entristecem aos remidos.

O MEU CORAÇÃO. Neste caso, como em muitos outros do Velho Testamento, e podemos dizer de tudo a bíblia, falar do coração é descrever sobre o homem interior, a essência mais íntima do ser humano, e não do órgão carnal que bombardeia o sangue para todo o corpo do ser humano. Ainda se tratando deste texto nos Salmos, esta palavra “coração” também representa a alma, como sede da vida e da existência.

E MINHA LÍNGUA. O salmista fala de sua faculdade da comunicação, de sua voz, com a qual poderia expressar sua alegria em saber que o Senhor estava a sua mão direita para lhe guardar de tropeçar. Com isso, o salmista nos ensina sobre o uso de forma adequada para aquilo pela qual Deus criou. Pedro, por exemplo, neste momento estava usando de forma digna sua faculdade da comunicação para fazer a coisa certa, que é pregar o evangelho das boas novas de Cristo para libertação de vidas do pecado.

EXULTOU. Essa expressão utilizada pelo salmista era bem conhecida dos hebreus como algo que falava do perfeito louvor que exalta e engrandece ao nome do Senhor Deus de Israel, que é o Deus único e verdadeiro, Criador dos céus e da terra, o todo-poderoso. Os feitos de Deus em favor dos seus servos nos leva a ser gratos ao Senhor pelos benefícios recebidos, e assim procedemos em glorificar a Deus com a nossa voz.

E AINDA A MINHA CARNE REPOUSARÁ. Essa colocação feita pelo Salmista revela uma iluminação avançada na cultura religiosa dos hebreus, em que o salmista expressa sua crença na ressurreição e na vida eterna, com a imortalidade da alma. O que o salmista quis dizer é que: pelos livramentos dados por Deus a sua vida, ele repousaria de morte natural, e que seu corpo seria preservado no ceio de Abraão até a ressurreição.

EM ESPERANÇA. Os incrédulos sempre acham que com a morte física tudo se finda para a existência dos seres humanos. Os hebreus, em tempos mais antigos acreditavam que o céu era aqui na terra para os justos, conforme a lei de Moisés. Mas, depois, já no tempo de Davi, acreditava-se na subsistência da alma no ceia de Abraão, com perspectiva de ressurreição. Já o cristianismo acredita na imortalidade da alma, com uma vida eterna mais que feliz na eternidade com Deus e com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...