segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Atos 2:27-28

Atos 2:27-28 - Pois não deixarás a minha alma no hades, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção. Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo.
POIS NÃO DEIXARÁ A MINHA ALMA. Este é um pensamento teológico bastante avançado nas crenças dos hebreus, uma vez que, antes da entrada de Israel na terra prometida de Canaã, os filhos de Israel parece seguir crenças parecidas com os pagãos, quanto a subsistência da alma após a morte física. No entanto, já nas literaturas que foram escritas depois dos Salmos, uma iluminação mais profunda das coisas espirituais estavam acontecendo com os hebreus em suas crenças espirituais para além morte.

NO HADES. Neste mesmo tempo em que foi escrito o Samos de Davi, os hebreus acreditavam que existia um hades, dividido em duas partes. Uma delas ficava nas profundezas da terra, em que os injustos eram lançados em sofrimentos eternos, e a outra ficava na parte mais rasa da superfície da terra, onde ficavam os justos no ceio de Abraão, que era o lado bom do hades. Hades no hebraico e inferno no grego.

NEM PERMITIRÁ QUE O TEU SANTO. Em se tratando de Cristo, quando Pedro traduz esta profecia se referindo ao Cristo de Deus. Na verdade, o Filho de Deus pode ser chamado de Santo, é tanto que a palavra “Santo”, na maioria das versões bíblicas modernas está posta no texto com a inicial maiúscula, se referindo a Cristo, Ele foi e é Santo no mais perfeito sentido da palavra, porque Ele não pecou, nem foi transgressor.

VEJA A CORRUPÇÃO. Essa colocação feita pelo salmista se referindo a Cristo, como profecia messiânica, estava carregada de sentidos positivos, porque já apontava para a ressurreição do Filho de Deus. Neste caso, ver a corrupção, não se trata da vida terrena do Cristo de Deus, até porque Ele não pecou, mas era um provérbio religioso dos hebreus para falar sobre os que não tinham esperança depois da morte biológica.

FIZESTE-ME CONHECIDOS OS CAMINHOS DA VIDA. Já durante o seu ministério na terra, o Filho de Deus teve o privilégio de ser Ele próprio o caminho da vida, e a fonte da vida, quando na manifestação do seu grande poder ressuscitou várias pessoas de entre os mortos. No entanto, a maior demonstração de que o Filho de Deus era de fato a ressurreição e a vida, foi quando ele ressuscitou ao terceiro dia de entre os mortos.

COM A TUA FACE. A ressurreição do Senhor Jesus Cristo também foi uma importante prova da presença de Deus em sua vida, uma vez que, até mesmo no momento mais difícil para o Cristo de Deus, que foi o encontro com a morte, o Pai esteve com Ele. E o mais importante é que, Cristo não somente ressuscitou de entre os mortos, mais ele foi exaltado a mais alta e sublime posição, ao se assentar a destra do trono de Deus.

ME ENCHERÁS DE JÚBILO. A ressurreição de Cristo de entre os mortos foi algo extraordinário de triunfo do reino de Deus, bem como para a igreja remida do Senhor Jesus, porque o Deus Todo-poderoso demonstrou que o inferno foi vencido, e a própria morte foi derrotada. A alegria do Filho de Deus ao se assentar a destra da majestade celestial foi tão grande, que na terra não há nada com que comparar. Assim será a felicidade de todos os escolhidos de Cristo, ao chegarem na presença de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...