segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Atos 2:24-25

Atos 2:24-25 - Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela. Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está à minha direita, para que eu não seja abalado.
AO QUAL DEUS RESSUSCITOU. No versículo anterior Pedro afirma que mararam de forma injusta o Cristo de Deus. Porem, agora ele mostra a solução para o problema, afirmando que o mesmo Jesus que foi morto pelas mãos de injustos, Deus o ressuscitou de entre os mortos. O Deus Todo-poderoso não poderia jamais perder esta batalha para os inimigos do reino de Deus, porque a ressurreição de Cristo foi a vitória de Deus, a vitória de Cristo e da igreja de Cristo, contra o pecado, a morte e o diabo.

SOLTAS AS ÂNSIAS DA MORTE. Com a desobediência a Deus pelo nobre casal Adão e Eva, a morte passou a reinar sobre toda a humanidade, assim sendo, a morte passou a ser um grande e terrível inimigo dos filhos dos homens. Com a morte carnal de Jesus da Nazaré, seria a vitória fatal da morte, se não fosse à ressurreição do Filho de Deus de entre os mortos. A ressurreição de Cristo foi à quebra dos grilhões da morte.

POIS NÃO ERA POSSÍVEL QUE FOSSE RETIDO POR ELA. Porque Pedro faz essa declaração? Porque Cristo é a ressurreição e a vida. João 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. Como Senhor da ressurreição e da vida, o Filho de Deus não poderia ser vencido pela morte, e assim sendo, a morte de Jesus foi para que Cristo fosse vitorioso sobre a morte.

PORQUE DELE DISSE DAVI. Pedro se utiliza de uma passagem do Velho testamento em que se encontra em Salmos 16:8 - Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. Os escritores do Novo Testamento, bem como os pregadores se utilizavam das Escrituras Sagradas dos hebreus para provarem que o cristianismo estava de acordo com a vontade de Deus.

SEMPRE VIA DIANTE DE MIM O SENHOR. A tradição religiosa dos hebreus tinha esta passagem do livro dos Salmos como uma profecia voltada para o Messias de Deus, Ele que como sendo o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens, sempre esteve presente em todos os momentos da história do povo de Deus. Todo que o Velho Testamento atribui a Deus, o Novo Testamento fala também a respeito de Cristo.

PORQUE ESTÁ À MINHA DIREITA. Como Rei de Israel, Davi era um guerreiro que incorria em muitos perigos de morte, e sabendo disto, ele sempre recorria o socorro do Deus de Israel para lhe dar livramentos. E Pedro ver neste texto a presença de Cristo, que como Deus sempre esteve vivo e ativo na vida dos que confiavam em Deus. Com tudo isso, Pedro prova que o Cristo vivo, não podia jamais ser vencido pela morte.

PARA QUE EU NÃO SEJA ABALADO. Em se tratando da profecia entre Cristo e o Deus Todo-poderoso, isso teve o seu fiel cumprimento, porque, neste caso, ser abalado, era a mesma coisa que ser vencido pela morte. No entanto, no caso de Jesus, ele não foi abalado, apesar de ter tombado na tumba fria da terra, mas ele não foi derrotado pela morte, porque ao terceiro dia ressuscitou. Toda investida contra vida do Filho de Deus, não foi para derrota-lo, porque a ressurreição deu prova de que Jesus Cristo é a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...