segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Atos 2:29

Atos 2:29 - Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.
HOMENS IRMÃOS. Pedro fez a exposição do que estava acontecendo com a igreja no dia de Pentecostes, provando que, já havia a previsão profética do fato, por meio do profeta Joel. Agora, ele continua mostrando fatos históricos de comprovação sobre a ressurreição de Jesus de Nazaré, que não poderia ser retido pela morte, haja vista que era o Senhor da ressurreição e da vida. Pedro chama seus ouvintes de irmãos, porque de fato ele era israelita, descendente de Abraão, Isaque e Jacó como os demais.

SEJA-ME LÍCITO. Não temos como saber se existia naquela época alguma lei proibindo de alguém se pronunciar sobre estes assuntos, o certo é que Pedro solicita permissão para fazer seu discurso aos judeus que estavam presentes naquele momento e naquele lugar. Conjecturamos que Pedro desejava mesmo era a atenção dos seguidores do tradicional judaísmo, a fim de convencê-los das verdades anunciadas.

DIZER-VOS LIVREMENTE. O pregador estava de fato cheio do Espírito Santo e com ousadia pretendia falar com liberdade sobre fatos que comprovariam de que foi Jesus de Nazaré, Ele que foi preso, morto e sepultado, mas que ao terceiro dia ressuscitou para fazer tudo àquilo que estava acontecendo em Jerusalém. Há quem diga que o pregador estava receoso de que seria preso, por conta de seu discurso pela verdade.

ACERCA DO PATRIARCA DAVI. Por que Pedro fala de Davi como patriarca? Com isso, o pregador reconhece que este Salmos dezesseis foi escrito pelo rei Davi, e depois, porque o patriarca Davi era muito respeitado pelos seguidores do judaísmo. Os judeus tinham em suas crônicas seus registros das grandes e importantes personagens da história daquela nação, e o rei Davi era considerado o melhor rei de Israel, porque foi um homem segundo o coração de Deus, e isso está registrado na literatura sagrada.

QUE ELE MORREU E FOI SEPULTADO. 1 Reis 2:10-11 - E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi. E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom, e em Jerusalém reinou trinta e três anos. Pedro fala a respeito de algo que era do conhecimento de todos os seus ouvintes, uma vez que, a história de Davi era, até certo ponto repetitiva entre eles, como algo notável.

E ESTÁ ENTRE NÓS ATÉ HOJE. Quando se diz que o patriarca Davi foi sepultado a cidade de Davi, o pregador Pedro fala da cidade de Jerusalém, que era a sede do governo de Davi, quando ele reinou sobre Israel por longos trinta e três anos, menos os sete anos que ele reinou de Hebrom. Quem estava ouvindo o apóstolo Pedro tinha pleno conhecimento do que ele pregava neste momento porque isso era a verdade.

A SUA SEPULTURA. Os historiadores afirmam e os comentaristas defendem que a sepultura do patriarca Davi ficava no monte de Sião, que era uma colina mais alta da cidade de Jerusalém, onde quase todos os reis dos judeus foram sepultados. De acordo com as palavras ditas por Pedro, é dado por certo de que, os judeus tinham, naquela época a localização exata de onde ficava exatamente o sepulcro do rei Davi. Depois das destruições de setenta e centro e trinta e dois de Jerusalém, não se sabe mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...