domingo, 11 de agosto de 2019

Atos 2:39

Atos 2:39 - Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
PORQUE A PROMESSA. Essa promessa diz respeito ao que o profeta Joel falou muitos anos antes deste dia memorável de Pentecostes, em que Deus derramou o Espírito Santo. Mas também diz respeito à promessa que Jesus falou em Lucas 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Tanto a palavra do Deus único e verdadeiro estava se cumprindo, como também a promessa de Cristo Jesus, o Filho unigênito de Deus.

VOS DIZ RESPEITO A VÓS. Pedro percebeu que os seus ouvintes estavam interessados em receberem também a mesma porção poderosa do Espírito Santo de Deus em suas vidas. Por isso que o pregador se dirige a todos eles para lhes assegurarem de que a promessa não era somente para os cento e vinte que estavam reunidos no Cenáculo, mas que se eles se convertessem de verdade, receberiam também a mesma virtude.

A VOSSOS FILHOS. Esta mesma colocação esta registrada na profecia falada pelo profeta Joel 2:28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. O que Pedro estava dizendo para seus ouvintes, naquele momento, era que o derramamento do Espírito Santo iria continuar na vida da igreja.

E A TODOS OS QUE ESTÃO LONGE. A nova dispensação da graça de Deus, com a fusão do Espírito Santo na vida dos remidos de Cristo, não é algo nacionalista, como aconteceu com a velha dispensação, em que a aliança foi feita somente com uma nação, o Israel de Deus. Quando o pregador fala a respeito aos que estão longe, ele se refere aos gentios, eles que eram considerados pelos judeus como seres humanos que viviam muito longe de Deus, sem a possibilidade de se converterem para Deus.

A TANTOS QUANTO DEUS. Havia no Velho Testamento muitas referencias de que a nova dispensação da graça de Deus seria com todos os povos do mundo. No caso da queda da raça humana, no Jardim do Éden, contem a promessa geral de redenção da humanidade. Deus fez promessa a Abraão que todas as nações do mundo seriam abençoadas por meio do seu descendente, que é Cristo Jesus, nosso único Redentor.

NOSSO SENHOR. Tudo provem de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio do seu Filho Jesus. Fazer parte do reino de Deus e da luz é um mistério que só pertence a Deus. Pedro estava explicando para seus ouvintes que Deus é soberano em tudo que Ele fala e faz, isso porque, Ele governo sobre tudo e sobre todos. A quem ele quer derrama a sua graça, e dá o Espírito Santo, que convence o homem do seu pecado.

CHAMAR. A chamada de Deus é irrecusável na vida de um ser humano, principalmente no tocante a se enquadrar nos planos do Todo-poderoso. O trabalho do Espírito Santo na vida das pessoas é que torna realidade a chamada de Deus para a vida de alguém. Cristo disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei (João 15:16). Não tem como negar o poder em ação do Deus de amor, bondade e misericórdia na vida dos seus escolhidos, e a experiência na vida dos salvos prova isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...