domingo, 11 de agosto de 2019

Atos 2:38

Atos 2:38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
E DISSE-LHES PEDRO. No versículo anterior é feita uma pergunta a Pedro e aos demais apóstolos, em que os ouvintes do evangelho se compungiram em seus corações e sentiram a necessidade de tomarem atitudes corretas. Perguntaram o que eles deveriam fazer, naquele momento de peso na consciência, por sentirem que eram culpados pela morte de Jesus, o Cristo? Como Pedro fora quem fez o discurso, então, ele mesmo se interpõe aos demais apóstolos, e transmite seu bom conselho.

ARREPENDEI-VOS. Quando um pecador reconhece seu estado de culpabilidade diante da justiça divina, então a primeira coisa a fazer é se arrepender dos seus pecados, confessar diante de Deus para achar o perdão diante do trono da graça. O arrependimento é uma atitude de mudança, em que o ser humano se converte dos seus maus caminhos, nasce de novo para uma nova vida, pela regeneração espiritual.

E CADA UM DE VÓS SEJA BATIZADO. Há quem diga que Pedro esteja falando sobre o batismo no Espírito Santo, porque se trata do dia de Pentecostes, e neste caso, os pentecostais afirma que o que houve no dia de Pentecostes foi o batismo no Espírito Santo. Mas a realidade é que Pedro esta se referido ao batismo em água, que teve início ainda com João Batista e que foi instituído como ordenança por Cristo Jesus.

EM NOME DE JESUS CRISTO. Neste caso, do texto em foco, não há da parte de Pedro a intenção de mudar a ordem do Senhor Jesus registrada em Mateus 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. O mesmo Pedro falou no próximo capítulo deste livro, quando ordenou ao cura do coxo, na porta do templo, chamada formosa, conforme esta em (Atos 3:6).

PARA PERDÃO DOS PECADOS. Não é o batismo que produz o perdão dos pecados, como alguns defendem, mas sim o verdadeiro arrependimento, conforme o conselho de Pedro aos seus ouvintes. O batismo é uma ordenança de Cristo que simboliza a mudança de vida de quem se arrependeu dos seus pecados e se entregou a Cristo. Agora, o arrependimento e a regeneração e transformação de vida, produz perdão.

E RECEBEREIS O DOM. Este “dom” sobre o qual Pedro prega para seus ouvintes é justamente o privilégio de receber na vida o enchimento do Espírito Santo de Deus, o mesmo que aconteceu com os servos e servas de Cristo no dia de Pentecostes. A presença poderosa do Espírito de Deus na vida de uma pessoa é um dos maiores presentes que alguém pode receber da parte de Deus, porque isso fala de filiação.

DO ESPÍRITO SANTO. Essa colocação feita por Pedro corresponde a promessa feita em Joel 2: 28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Desde o dia de Pentecostes, até o arrebatamento da igreja, o Espírito Santo está derramado sobre a igreja de Cristo em plenitude e poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...