domingo, 11 de agosto de 2019

Atos 2:40-41

Atos 2:40-41 - E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.
E COM MUITAS OUTRAS PALAVRAS ISTO TESTIFICAVA. Pedro estava cheio do Espírito de Deus para com muita ousadia anunciar o evangelho das boas novas de Cristo, testificando a respeito do que Deus realizou por intermédio de Jesus de Nazaré. Se antes havia timidez da parte de Pedro para falar as multidões, agora, pelo poder do Espírito de Deus ele falava com sabedoria aquilo que vinha do trono da graça. Quem quiser ser um pregador com intrepidez deve buscar ser cheio da virtude de Deus.

E OS EXORTAVA DIZENDO. João Batista não pregava mensagens doze para os seus ouvintes no deserto da Judéia, mas chamava os israelitas ao verdadeiro arrependimento. Com Jesus não foi diferente, Ele pregava exortando aos seus ouvintes sobre a necessidade de nascer de novo. E Pedro, como discípulo do Mestre Jesus não poderia ser diferente, exortava ao povo de Israel a que se arrependesse dos pecados.

SALVAI-VOS DESTA GERAÇÃO PERVERSA. O que Pedro afirmava com essa sua colocação era de que, os seus ouvintes não agissem como agiram aqueles que prenderam, crucificaram e mataram ao Cristo de Deus. O que os judeus fizeram com o Messias enviado por Deus foi uma maldade sem tamanho, porque o evangelho afirma que, Ele, Jesus, veio para os que eram seus e os seus não o recebera, mas o rejeitaram.

DE SORTE QUE FORAM BATIZADOS. Neste caso, o batismo em água veio como símbolo de um verdadeiro arrependimento, por isso que o cristianismo prega o batismo de arrependimento. Esse ato por parte dos ouvintes de Pedro em optarem ao batismo cristão, foi atitude de coragem, uma vez que, naquela mesma época, se decidir em seguir o cristianismo implicava em atos de perseguições pelos judeus.

OS QUE DE BOM GRADO. Essa é uma frase que representa o que há de mais compreensível no ato de alguém se decidir em seguir a Cristo. Ninguém é obrigado a tomar a sua decisão em ser discípulo de Cristo, uma vez que, o cristianismo é algo que promove paz, alegria e bem-estar na alma do ser humano. Em muitas igrejas da atualidade fazem uma pressão tão grande para as pessoas mudarem de religião que chega a constranger aos visitantes. O trabalho de convencimento é do Espírito Santo.

RECEBERAM A PALAVRA. Os pregadores precisam entender uma coisa, que não é sua apresentação, eloquência ou dicção que vai convencer o pecador ao arrependimento, mas é o poder transformador da palavra do evangelho de Cristo. Quem prega o seu sermão pelo poder do Espírito Santo, não precisa ficar preocupado em quantas pessoas irão se converter, porque esse é um trabalho do Espírito de Deus.

E NAQUELE DIA AGREGARAM-SE QUASE TRÊS MIL ALMAS. Podemos dizer que, depois da ascensão do Senhor Jesus para se assentar a destra de Deus nas maiores alturas, essa foi a primeira grande colheita de vidas para o reino de Cristo. Esse fato foi fundamental para o começo da igreja de Cristo, porque estas pessoas eram estrangeiras e foram para seus países levando consigo a boa semente do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...