domingo, 11 de agosto de 2019

Atos 2:42-43

Atos 2:42-43 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E PERSEVERAVAM NA DOUTRINA. Não se sabe se o escritor se reporta a todos os que se converteram e foram batizados no dia de Pentecostes, uma vez que, a grande maioria eram judeus da dispersão, que faziam parte de muitas nações do mundo civilizado daquela época, mas que estavam em Jerusalém, comemorando a Páscoa judaica, a festa das sete semanas e o dia de Pentecostes. O certo é que estas pessoas sobre as quais Lucas se refere estavam de acordo com o cristianismo no bom caminho.

DOS APÓSTOLOS. Como a igreja ainda estava em seus começos, então, o ministério era exercido pelos próprios apóstolos de Cristo, e pelos discípulos mais proeminentes da igreja de Cristo. Quando o Senhor Jesus ainda estava exercendo seu ministério na terra, Ele era na verdade a liderança do grupo. Mas com a ascensão do Senhor Jesus aos céus para se assentar a destra de Deu, os apóstolos eram importantes na igreja.

E NA COMUNHÃO, E NO PARTIR DO PÃO. Estas duas frases querem dizer a mesma coisa, sendo que a primeira: Na comunhão, fala mais sobre os dois mandamentos de Cristo, que é a comunhão com Deus e com os irmãos também. Já a segunda frase: No partir do pão, fala a respeito da prática da Santa Ceia do Senhor, que foi uma ordenança do próprio Cristo para todos aqueles que fazem parte de sua igreja.

E NAS ORAÇÕES. Desde tempos antigos que os hebreus sempre dedicaram tempo na oração ao Deus único e verdadeiro. O Senhor Jesus também dedicou tempo a sua comunhão com o pai por meio de suas orações, e certamente os apóstolos apreenderam isso com o Senhor Jesus. Com a igreja de Cristo em seus começos não foi diferente, porque todos praticavam a oração, o que deve acontecer com todo cristão.

E EM TODA ALMA HAVIA TEMOR. O temor devido a Deus e a Cristo é algo indispensável na vida de todos aqueles que servem ao Deus Todo-poderoso, Ele que também é o Deus de justiça. 1 Samuel 12:24 - Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez. Esse temor se traduz por amor devido ao Pai, bem como respeito reverente a Ele sempre.

E MUITAS MARAVILHAS E SINAIS. Jesus prometeu, e a sua palavra estava de pé. Marcos 16:17-18 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. O Espírito Santo estava atuando poderosamente na vida dos apóstolos de Cristo.

SE FAZIAM PELAS MÃOS DOS APÓSTOLOS. Neste livro de Atos dos Apóstolos tem registrado vários destes milagres que foram feitos pelo Espírito Santo de Deus por intermédio dos apóstolos do Senhor Jesus. E o mais importante era que, tudo era feito, não para o engrandecimento dos apóstolos, mais sim, em nome de Cristo e para glória do nome de Cristo. Talvez, nos dias de hoje isso não aconteça como dantes, porque os servos de Deus não saibam administrar isso para glória de Deus e do nome de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...