sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Atos 2:6

Atos 2:6 - E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
E QUANDO. Neste momento havia uma agitação muito intensa em Jerusalém, até porque há poucos dias aconteceu a morte por crucificação daquele que dizia ser o Messias, e de fato era, Jesus de Nazaré o Emanuel de Deus. Por outro lado, a maioria dos judeus queria mesmo que acontecesse um motim contra os romanos, a fim de que os filhos de Israel se libertassem do domínio do império político de Roma. Assim sendo, qualquer movimentação se constituía em motivo para tamanha agitação.

AQUELE SOM OCORREU. Não se sabe ao certo se os populares que estavam em Jerusalém ouviram o primeiro som, como de um vento veemente e impetuoso, que foi um som como de um sonido. É mais provável que este som citado neste texto, seja mesmo o som da voz dos que estavam reunidos no ambiente do Cenáculo. Como todos foram turbinados com o Espírito Santo, todos começaram a falar em línguas.

JUNTOU-SE. O que estava ocorrendo no ambiente do Cenáculo foi algo que chamou a atenção de todos que estavam ao redor daquele lugar, ao ponto de mais e mais pessoas se aproximarem do local, porque algo sobrenatural estava efetivamente acontecendo em Jerusalém. O fenômeno era de estarrecer, como nova experiência, uma vez que, somente os que seguiam a Cristo sabiam que este fato seria realidade.

UMA MULTIDÃO. A morte por crucificação do Messias de Deus já era fato em todo o país de Israel, e isso se espalho rapidamente por todos os países daquela época. Agora, uma outra notícia que gerou uma movimentação muito grande, foi justamente a notícia de que Jesus havia ressuscitado. Assim sendo, qualquer coisa que envolvia os cristãos, chamava atenção, porque pensavam que Jesus estava aparecendo entre eles. Este foi um dos motivos porque tanta gente se juntou para ver o que estava havendo.

E ESTAVA CONFUSA. Todavia, ao se aproximarem do ambiente do Cenáculo, se depararam com uma multidão, de mais de cem pessoas falando cada um em um idioma diferente, mesmo sendo aquelas pessoas tão simples. E aquela multidão ficou atônica diante do que estava ocorrendo naquele lugar, porque algo inusitado estava se dando com os cristãos. A verdade é que todos ficaram sem entender o sobrenatural.

PORQUE CADA UM OUVIA FALA. O dia de Pentecostes teve um fator fundamental para a evangelização transcultural dos judeus, em cumprimento ao que disse Jesus em Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Até então, o evangelho da circuncisão era ouvido apenas em Israel.

NA SUA PRÓPRIA LÍNGUA. Mas, a partir deste momento, o evangelho da circuncisão começava a ser ouvido pelos judeus das principais nações do mundo civilizado daquela época. Neste caso, fica bem definido que, as línguas faladas pelos que foram cheios do Espírito Santo no dia de Pentecostes eram outros idiomas, daqueles que precisavam ouvir o evangelho de Cristo Jesus. Nos dias de hoje há uma certa confusão quanto as línguas estranhas que se ouve nas igrejas, porque ninguém entende quase que nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...