sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Atos 2:7

Atos 2:7 - E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
E TODOS. Milhares de pessoas estavam presentes neste momento, tanto dos estrangeiros como pessoas de toda a Judéia e até da Galileia, porque era uma festa comemorada por dos os filhos de Israel que seguiam o tradicional judaísmo. Deus preparou este momento impar para que a igreja recebesse um poder sobrenatural do Espírito Santo, cumprindo a promessa de Cristo (Lucas 24:49). Mas também como oportunidade de transmitir o evangelho das boas novas de Cristo a muitos povos.

PASMAVAM. Este verbo utilizado pelo Dr. Lucas expressa muito bem o estado emocional em que ficaram todos aqueles que viram com os próprios olhos as proezas que o Espírito Santo estava realizando na vida dos simples homens de Deus que representavam a Cristo Jesus. O escritor afirma categoricamente que todos ficaram fora de si, como que desmaiados, de queixo caído, confusos com o que ouviam e viam.

E SE MARAVILHAVAM. Já este segundo verbo que o autor do livro de Atos se utiliza fala do efeito positivo que o ocorrido também estava provocando, nos que presente tinham o privilégio do verem e ouvirem sobre as maravilhas de Deus. Maravilhar-se é além de ficar profundamente tocado com o que estavam vendo, mas compreenderem que o foto que estava ocorrendo era algo da parte de Deus, maravilha sobrenatural.

DIZENDO UNS AOS OUTROS: POIS QUÊ. Como a pregação do evangelho das boas novas é o anuncio das coisas do reino de Deus, então, se percebe que até mesmo aquelas pessoas que ainda não havia se convertido para Cristo, começavam a se comunicar umas as outras, falando do que estavam vendo e ouvindo naquele momento. O movimento pentecostal parecia cumprir o papel da comunicação ativa. Depois deste acontecimento, o evangelho de Cristo foi divulgado por todos os lugares.

NÃO SÃO TODOS GALILEUS. Geralmente os habitantes da Judéia tratavam os moradores da Galiléia com desprezo, e até certo ponto com zombaria. Mas, não neste momento, porque agora, os galileus estavam sendo visto com bons olhos por todos que estavam presente neste ambiente. A admiração é que os galileus não falavam nem mesmo o aramaico correto, quanto mais falarem outros idiomas estrangeiros.

ESSES HOMENS. Não há dúvida que haviam mulheres e até crianças participando da reunião ali no Cenáculo, o que era comum nos cultos cristãos daquela época, assim como nos dias de hoje. Mas, a referência a homens que falavam em outros idiomas, e que chamavam a atenção dos estrangeiros, bem como dos judeus é uma citação genérica. Essa designação de homens galileus foi uma diretiva aos apóstolos de Cristo.

QUE ESTÃO FALANDO. Certamente que, as principais lideranças do cristianismo e do povo de Cristo tomaram a dianteira para falarem em nome da igreja de Cristo, que neste momento estava cheia do Espirito Santo. O que estavam falando os apóstolos? Um pouco mais a frente o escrito de Atos vai afirmar que eles falavam das maravilhas de Deus, cada um falando em um idioma diferente, para que todos os estrangeiros tivessem a oportunidade de ouvirem as boas novas do evangelho de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...