sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Atos 2:5

Atos 2:5 - E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
E EM JERUSALÉM. Apesar de Israel permanecer como subjugado pelo império político de Roma, porem, neste momento, o judaísmo estava em uma fase bastante praticada, porque os hebreus queriam manter viva sua religião oficial. E a cidade de Jerusalém era o centro religioso dos judeus, uma vez que, a construção do templo na capital de Israel sinalizava como que a libertação do povo de Deus. E esta festa das semanas estava sendo diferenciada pelos últimos acontecimentos com a morte de Cristo Jesus.

ESTAVAM HABITANDO. O que aconteceu em Israel, com a crucificação de Jesus, entre a Páscoa e o Pentecostes, teve uma repercussão em todo o mundo habitado daquela época, em que vieram judeus peregrinos de todas as partes do mundo. Uns acreditavam que Jesus era o Messias, outros ouviram falar da ressurreição do Cristo, outros queriam uma revolução. Desta forma, milhares estavam ali em Jerusalém.

JUDEUS. Quando se diz que os judeus estavam habitando em Jerusalém, não era que eles estivessem morando em Jerusalém, mas que os judeus da dispersão estavam visitando a cidade de Jerusalém, na festa das semanas, que tinha início na Páscoa e terminava no dia de pentecostes, que eram sete semanas. Esta festa, no caso do Pentecostes, bem como a da Páscoa eram festividades exclusiva dos filhos de Israel.

HOMENS. Há quem diga que há da parte do Escritor uma colocação intencional em falar nos homens, porque, antes e também ainda naquela época, os judeus não permitiam que as mulheres participassem diretamente destas festividades. A cultura judaica sempre foi marcada pela descriminação das mulheres em suas práticas religiosas, desde os tempos mais remotos de sua história e até os dias de hoje ainda. Já o cristianismo teve avanços significativos, principalmente nos países do ocidente.

RELIGIOSOS. Com os dois cativeiros assírio e babilônico, bem como com a sujeição ao império politico de Roma, neste momento, muitos judeus viviam dispersos pelas demais nações do mundo, e com isso, muitos deixaram de seguir fielmente o tradicional judaísmo. De forma que, só vinham as festividades de Israel para Jerusalém aqueles que mantinham suas convicções religiosos de acordo com o judaísmo.

DE TODAS AS NAÇÕES. É claro que o Dr. Lucas não está falando de todo o globo terrestre, até porque se diz que o mundo ocidental ainda não era descoberto como humanidade civilizada. Mas pode-se dizer que o escritor se reporta sobre o antigo mundo oriental, em que naquela época já eram civilizações bem estruturadas como nações e povos. Um pouco mais a frente vamos comentar sobre as principais nações.

QUE ESTÃO DEBAIXO DO CÉU. Quem eram todas estas nações sobre as quais se reporta o escritor deste livro histórico? Atos 2:9-11 - Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia. E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos. Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. Entre estas nações haviam grandes e poderosos impérios políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...