sábado, 3 de agosto de 2019

Atos 2:8-9

Atos 2:8-9 - Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia.
COMO, POIS, OS OUVIMOS, CADA UM. A confusão das línguas, no princípio, no tocante a Babel foi para dispersar os povos, nações e tribos, Gênesis 11:9 - Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra. O Pentecostes ficou sendo conhecido por um outro aspecto, em que Deus unia todos os povos nações e tribos em uma mesma linguagem, que é o idioma do evangelho do reino de Deus e de Cristo.

NA NOSSA PRÓPRIA LÍNGUA. Os idiomas, que de princípio se constituiu em barreira de separação para que se formassem as mais diversas nações do mundo, agora servia para unir o povo de Deus em uma mesma causa, que é a salvação pela obra de expiação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Os simples galileus que mal falavam o aramaico, agora falavam todos os mais diversos idiomas estrangeiros.

EM QUE SOMOS NASCIDOS? O local desta grande reunião, que teve início em um Cenáculo, era agora a grande cidade de Jerusalém, que ficava na Judéia, mas estavam presentes na festa de Pentecostes, pessoas de todas as nações civilizadas daquela época. E naquele mesmo tempo, cada povo tinha o seu próprio idioma, o que por meio do milagre, isso foi resolvido, e a boa comunicação era o que prevalecia entre todos.

PARTOS E MEDOS. Não se sabe ao certo qual o critério utilizado pelo Escritor do livro de Atos para elaborar esta sua lista de lugares mencionados por ele. Há quem diga que o Dr. Lucas tenha catalogado sua lista pela importância de cada povo diante do império político de Roma. Antigamente a Partia era uma região que ficava próximo ao mar Cáspio, e que hoje fica no Irã. O livro de Ester narra à história dos medos-persas.

ELAMITAS E OS QUE HABITAM NA MESOPOTÂMIA. Seguindo a rota elaborado pelo escrito, percebe-se que Lucas continua sua lista do Nordeste para o ocidente e mais para o sul. Os elamitas eram moradores de Elã, onde se ficava o império persa da época do profeta Daniel. Já os mesopotâmios eram os moradores de uma região que ficava entre os rios Tigre e Eufrates. No caso dos judeus, ele eram vindos de Babilônia.

JUDEIA, CAPADÓCIA. Por que o Dr. Lucas cita a Judéia, se na Judéia se falava o mesmo idioma da Galiléia, que era o aramaico? É provável que o escritor esteja se referindo aos que nasceram na Judéia, mais que moravam em outras nacionalidades. A capadócia era uma província romana que ficava entre o mar Negro e os montes Tauros. Essa província romana se limitava a leste pelo rio Eufrates e norte pelo Ponto.

PONTO E ÁSIA. Na época em que este livro foi escrito, Ponto era uma nação importante já dentro da geografia da Ásia Menor, para onde muitos judeus migraram por motivos profissionais. Ponto, tinha como limites, o rio Ponto, o mar Negro, o país da Ásia, a Galácia e a Paflagônia. No que diz respeito à Ásia mencionada neste texto, não diz respeito à Ásia Menor, tão citada no Novo Testamento, mas sim, apenas uma parte desta região correspondente as cidades de Éfeso, Esmirna e Pérgamo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...