segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Atos 3:13

Atos 3:13 - O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
O DEUS DE ABRAÃO. São muitas as referências bíblicas que fala a respeito do Deus de Abraão, o patriarca que se tornou amigo de Deus. Essa frase tinha vários significado para os hebreus, porque falava a respeito do Deus único e verdadeiro, a quem sempre foi digno de toda adoração, por ser o Criador de todas as coisas. Em se tratando de Abraão, que se tornou amigo de Deus, ele quebrou os costumes pagãos de sua época, que era o politeísmo abominável, para seguir o monoteísmo, adorando só a Deus.

DE ISAQUE E DE JACÓ. Já a referência ao Deus de Isaque e de Jacó, os judeus entendiam como sendo o Deus que guarda as suas alianças em fidelidade as suas promessas e a sua palavra dita. Essa colocação fazia com que os judeus entendessem que Deus não muda, Ele é imutável, assim como foi fiel ao seu amigo Abraão, do mesmo modo, Ele foi fiel aos demais patriarca, sinalizando de que seria o mesmo.

O DEUS DE NOSSOS PAIS. Essa colocação feita por Pedro, aparentemente quer dizer a mesma coisa, porem, é uma complementação do que já foi tido, no entanto, lembrando que, Deus foi fiel em tudo, não somente aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, mas que o Todo-poderoso foi fiel em tudo a toda a nação de Israel. Com isso, Pedro estava afirmando e testemunhando de que o Deus de Israel estava agindo.

GLORIFICOU A SEU FILHO. Deus quem prometeu enviar o seu Messias, e assim o fez, na pessoa bendita de Jesus, o Cristo. E a vida e o ministério do Senhor Jesus foi a mais forte, que se possa imaginar, da epifania de Deus, por isso que o Messias também seria o Emanuel, Deus entre os homens. O que Jesus Cristo falou e fez, foi à prova mais real e incontestável do poder de Deus manifesto por meio de um homem, seu Filho Jesus.

A QUEM VÓS ENTREGASTES. Os judeus estavam tão cegos espiritualmente, ao ponto de não enxergarem que, Jesus era o Messias prometido pelo Deus de Abraão, Isaque e Jacó. O evangelho afirma que, Jesus ia por todas as partes, só fazendo o bem a todos (Atos 10:38), mas os seguidores do judaísmo, por inveja, não o receberam como sendo o Emanuel. Certamente os líderes religiosos estavam ouvindo esta palavra de Pedro.

E PERANTE A FACE DE PILATOS NEGASTES. Mateus 27:17,18,20 Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que por inveja o haviam entregado. Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus. Os líderes religiosos, bem como todo o povo de Israel negaram a Cristo jesus.

TENDO ELE DETERMINADO QUE FOSSE SOLTO. Pilatos era o representante do império político de Roma em Israel, por isso que os líderes religiosos levaram a Jesus para que Pilatos condenasse a Jesus. Lucas 23:3-4 - E Pilatos perguntou-lhe, dizendo: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes. E disse Pilatos aos principais dos sacerdotes, e à multidão: Não acho culpa alguma neste homem. Jesus era inocente das acusações que lhe proferiam, merecia ser solto, conforme as leis. e não morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...