segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Atos 3:12

Atos 3:12 - E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
E QUANDO PEDRO VIU ISSO, DISSE AO POVO. O que Pedro viu? Ele se deu conta que a cura do coxo junto à porta formosa do templo teve uma repercussão avassaladora, ao ponto de provocar um tumulto assustador. Mas também o apóstolo viu que neste momento surgiu uma oportunidade privilegiada para pregar as boas novas do evangelho aos seus irmãos judeus. Mais uma vez o Espírito Santo de Deus estava se apropriando dos servos de Deus para fazer a obra de Cristo para salvação de vidas.

HOMENS ISRAELITAS. O Senhor Jesus concentrou suas atividades ministeriais em seu próprio país, por isso que o evangelho diz que ele veio para o que era seu, em João 1:10- Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Do mesmo modo, as primeiras atividades dos apóstolos também foram feitas em Israel. Agora, Pedro e João estavam no recinto do templo, por isso que Pedro se dirige diretamente aos judeus.

PORQUE VOS MARAVILHAIS DISTO? Para Pedro e João, ver maravilhas, prodígios e sinais era algo quase que normal, isso porque, eles conviveram diretamente com Jesus, os últimos anos, o maior operador de milagres de todos os tempos. Mas, os judeus ficavam admirados quando viam coisas sobrenaturais. Percebe-se que esta pergunta de Pedro foi mais para chamar a atenção dos judeus para o que ele iria falar ou pregar.

OU PORQUE OLHAIS TANTO PARA NÓS. Não se sabe o que se passava no pensamento de todos aqueles que estavam diante de Pedro, João e o paralítico que fora curado ainda a pouco de sua doença. Mas o foto é que a multidão estava de olhos aboticados para os três, que este momento, ocupavam o centro das atenções de todos. Também não temos ideia do que se passava na mente de Pedro, João e do homem corado.

COMO SE POR NOSSA PRÓPRIA VIRTUDE. Provavelmente, passava pela cabeça de muitos da multidão, que foram Pedro e João quem fizeram aquele milagre de cura divina na vida do homem que pedia esmola na entrada do templo, porque era paralítico desde o ventre de sua mãe. Mas Pedro, tomando a palavra, se antecipou em esclarecer que o fato ocorrido não foi realizado por eles, mas no poder de Jesus Cristo.

OU SANTIDADE. Esta colocação da parte de Pedro é bastante esclarecedora, porque nos dá a oportunidade de dizer que: Nenhum ser humano, seja ele quem for, não tem poder próprio para fazer coisas sobrenaturais. Agora, se alguém tem em sua vida a poderosa presença do Espírito Santo, então, é o Espírito de Deus quem glorifica o nome de Cristo pela realização de muitas maravilhas, prodígios e sinais.

FIZÉSSEMOS ANDAR ESTE HOMEM. Cristo prometeu que derramaria poder e virtude sobre a vida dos seus apóstolos, e a chegada do Espírito Santo, que foi derramado em plenitude sobre a vida deles, produziu coisas extraordinárias para glória de Deus. Pedro é João foram instrumentos do Espírito de Deus para fazer com que aquele pobre homem alcançasse o milagre. Observamos que Pedro teve a capacidade de saber administrar o dom de Deus, não para glória pessoa, mas sim para glória de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...