terça-feira, 13 de agosto de 2019

Atos 3:17-18

Atos 3:17-18 - E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes. Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.
E AGORA, EU SEI QUE FIZESTES POR IGNORÂNCIA. A multidão do povo escolheu Barrabás, um homicida, para que fosse solto e não Jesus que era inocente. Mateus 27:25 - E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos. Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado. E Pedro compreendia perfeitamente a ignorância dos judeus, eles que estavam cegos, para não enxergarem que Jesus era o Messias prometido por Deus.

COMO TAMBÉM OS VOSSOS PRÍNCIPES. Neste caso, Pedro fala a respeito das lideranças religiosas e políticas dos judeus, que foram diretamente responsáveis pela condenação injusta e a morte dolorosa do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. No caso dos líderes religiosos, eles tinham medo de Jesus tomar o lugar deles, porque era Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. E no tocante aos líderes políticos, eles também se sentiam ameaçados, porque Jesus era filho de Davi.

MAS DEUS ASSIM CUMPRIU. Deus é soberano, e tudo que ele prescreve tem o seu fiel cumprimento, e como governante universal, no seu tempo, seus propósitos se tornaram realidades. Isaías 6:8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Deus mesmo, bem como o próprio Senhor Jesus quem decidiu sobre a reconciliação e a paz.

O QUE JÁ DANTES. Pedro no dia de Pentecostes, em seu primeiro discurso para a multidão falou sobre o propósito de Deus, em permitir que acontecesse com Jesus tudo que ele teve que passar. Atos 2:23 - A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos. A crucificação fazia parte do preço da expiação e propiciação.

PELA BOCA DE TODOS OS SEUS PROFETAS. Tomando por exemplo, um dos profetas messiânicos mais citado pelos pregadores, em referência ao que Pedro fala neste momento, temos Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Essa profecia messiânica tinha que se cumprir.

HAVIA ANUNCIADO. O Salmista falou com detalhes sobre o dia da crucificação do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo em (Salmos 22:11-18). Essa citada passagem do Velho testamento conta sobre que Cristo teve que enfrentar sozinha o momento doloroso de sua morte, porque os pecados de todos estavam sobre ele, bem como o salmista escreve com riquezas de detalhes sobre os sofrimentos de Cristo.

QUE O CRISTO HAVIA DE PADECER. Como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, Jesus foi levado à cruz pelos nossos pecados. Isaías 53:7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. A crucificação do Cristo de Deus foi o sacrifício de propiciação que produziu a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...