terça-feira, 13 de agosto de 2019

Atos 3:19

Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.
ARREPENDEI-VOS, POIS. João Batista exerceu seu ministério transmitindo esta mensagem para os judeus Mateus 3:2 - E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. O Senhor Jesus não foi diferente, ele começou seu ministério com esta mesma mensagem, Marcos 1:15 - E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Com os apóstolos não poderia ser diferente. Se arrepender é mudar de vida e passar a ser uma nova criatura.

E CONVERTEI-VOS. Os judeus estavam caminhando na direção errada, e a prova disto é quem em nome de uma religião, o tradicional judaísmo, perseguiram, prenderam, condenaram e mataram o seu Messias. Eles precisavam tomar uma nova direção, no sentido de fazerem a vontade de Deus, crendo verdadeiramente que Jesus de Nazaré, o que foi por eles rejeitado, era o Salvador do seu povo, conforme (Mateus 1:21).

PARA QUE SEJAM APAGADOS. O arrependimento também é o reconhecimento da situação de miserável pecador, bem como a conversão é dá meia volta, tomando a direção certa, rumo a fazer a vontade de Deus. Os ouvintes de Pedro precisavam acertar as contas com Deus, recorrendo ao único mediador e intercessor entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem. Somente Cristo poderia quitar a dívida com Deus.

OS VOSSOS PECADOS. Os ouvintes de Pedro estavam longe de Deus, por conta dos seus pecados (Isaías 59:2). Desde que a raça humana caiu para distante de Deus, que o Criador prometeu um redentor, a semente da mulher, que é Cristo (Gênesis 3:15). Como resolver esta questão com Deus? O Messias de Deus se manifestou justamente para resolver o problema dos pecados da humanidade pela redenção (Isaías 53:4-5). Não importa quantos pecados o homem tenha, se ele se arrepender Deus lhe perdoa.

E VENHAM ASSIM OS TEMPOS. No caso de Israel, a mais de mil anos que aquela nação vinha penando, por conta de suas rebeliões contra o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Passaram por dois cativeiros cruéis, que foram eles o cativeiro assírio, bem como o cativeiro babilônico. Agora, eles estavam sob o domínio do império político de Roma. O Messias veio justamente para mudar para melhor a situação dos hebreus.

DO REFRIGÉRIO. A história subsequente demonstra que os judeus, assim como mataram a João Batista, como também mataram ao Messias, continuaram perseguindo aos apóstolos de Cristo, os líderes do cristianismo e a igreja do Senhor Jesus. Se eles tivessem verdadeiramente aceito a Jesus como o Messias prometido por Deus, não teriam passado pelo que tem enfrentado ha séculos dos seus inimigos.

PELA PRESENÇA DO SENHOR. Nada mais pesado na cabeça de um pecador, do que a multidão dos seus próprios pecados. Mas quando um ser humano, seja ele quem for, verdadeiramente se arrepender dos seus muitos pecado, passa a ser uma nova criatura em Cristo Jesus, por meio de uma transformação de vida, Cristo vem habitar em seu coração, e com isso passa a reinar a paz em sua alma pela presença do Espírito Santo. Nada mais importante neste vida, do que sentir a presença do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...