terça-feira, 13 de agosto de 2019

Atos 3:23-24

Atos 3:23-24 - E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo. Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.
E ACONTECERÁ QUE TODA ALMA. Pedro continua falando a respeito do que disse o grande legislador dos hebreus, Moisés, em Deuteronômio 18:19 - E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que Ele falar em meu nome, eu o requererei dele. Cristo não pregava de si mesmo, mas como Ele era cheio do Espírito Santo, falava com autoridade as palavras de Deus. Falando de maneira mais clara, Cristo Jesus era o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens, Ele era Deus, conforme (João 10:30).

QUE NÃO ESCUTAR. Essa profecia se cumpriu, infelizmente entre os judeus, e o evangelho declara em João 1:10 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Realmente os líderes políticos e religiosos dos judeus não deram ouvidos ao que pregava o Filho de Deus, bem como a grande maioria daqueles que lhe ouviram.

ESSE PROFETA. Deuteronômio 18:15-18 - O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis. Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Os judeus incrédulos não podiam dizer que não conheciam essa profecia sobre o Messias de Deus, Ele que veio como profeta do Deus Altíssimo.

SERÁ EXTERMINADA DENTRE O POVO. Pedro se utilizou de uma expressão muito mais forte do que a versão que usamos do livro de Deuteronômio, que afirma: Eu requererei dele. Durante quase dois mil anos, os filhos de Israel tiveram que pagar um alto preço pelo fato de terem rejeitado o seu Messias. Somente em meados do século passado que Israel foi reconhecido pelos povos como uma nação independente.

SIM, E TODOS OS PROFETA. Vamos citar alguns casos das profecias messiânicas proferidas pelos profetas de Deus, que foram usados pelo Espírito Santo para falar a respeito de Cristo Jesus, o Messias de Deus. 2 Samuel 7:12 – Cristo nasceria da descendência de Davi, Salmos 2:2 – Jesus seria rejeitado pelos filhos de Israel, Isaías 7:14 – Nasceria de uma virgem, Jeremias 31:15 – Fala da morte das crianças.

DESDE SAMUEL, TODOS QUANTOS DEPOIS FALARAM. Oséias 11:1 – Profetiza sobre a fuga para o Egito, Salmos 110:4 – confirma que Jesus Cristo seria Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, Isaías 9:1-2 – profetiza a respeito do seu ministério na terra da Galileia, Miquéias 5:2 – Descreve e prevê que o Cristo nasceria na cidade de Belém, Salmos 41:9 – Ele seria traído por um amigo, Zacarias 11:12-13 – O preço da traição, e do dinheiro devolvido, Salmos 16:10 – Ressuscitaria dos mortos.

TAMBÉM PREDISSERAM ESTE DIA. Foram muitos os profetas que falaram a respeito do tempo do Messias, que depois de sua manifestação na terra, passou a ser chamado de tempo da nova dispensação da graça de Deus. De forma que, os judeus não eram inocentes do que fizeram com o Cristo de Deus, mas eram culpados de terem rejeitado, condenado e matado aqueles que só fez o bem a todos e a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...