segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Atos 3:3-4

Atos 3:3-4 - O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
O QUAL, VENDO. O “qual” fala a respeito do homem que era deficiente físico, ele que já nasceu com problemas de locomoção. Não se sabe dizer ao certo que tipo de doença o fazia ser dependente dos outros para se locomover de um lugar para outro. O pobre homem era deficiente, mas tinha sua visão perfeita, porque conseguia ver a todos que passavam por aquela porta, formosa. Não temos como saber se aquele homem já conhecia a Pedro e João, ou se ouvira falar de quem eles eram, não se sabe.

A PEDRO E A JOÃO. Depois do que aconteceu no dia de Pentecostes, estes dois apóstolos começavam a se despontarem como as mais influentes lideranças do cristianismo, depois de Cristo foi morto pelos judeus e pelas autoridades romanas, e que não mais estava entre os homens, porque foi assunto aos céus. Talvez por ser eles os mais próximos do Senhor Jesus, eles começassem a ser reconhecidos como líderes.

QUE IAM ENTRANDO NO TEMPLO. O Senhor Jesus veio para cumprir a lei de Moisés em nosso lugar, por isso que ele foi fiel em tudo. Já os apóstolos e discípulos de Israel, viveram um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo, por isso que, assim como Jesus, eles cumpriam certos costumes do judaísmo, indo normalmente ao templo de Jerusalém. Muitos deles se tornaram cristãos legalistas, cumprindo a lei.

PEDIU QUE LHE DESSEM UMA ESMOLA. O deficiente, como fazia com todos aqueles que passavam pela porta chamada formosa, usou de sua ferramenta de comunicação, porque não era mudo, para pedir uma ajuda aos dois visitantes do templo de Jerusalém. Como naquela época não havia aposentadoria para quem fica impossibilitado de trabalhar, quase todos os doentes tinham que pedir esmolas.

E PEDRO COM JOÃO. É provável que Pedro e João já tivessem visto este pobre homem outras vezes naquele mesmo lugar, porque todos os dias ele era levado para a porta do templo para pedir esmolas. Mas agora, Pedro e João, que estavam revestidos de poder do Espírito Santo, entraram em conexão um com ou outro, quem sabe olharam um para o outro, vendo a chance de desta vez fazerem a diferença em nome de Cristo.

FITANDO OS OLHOS NELE. Os dois apóstolos viram naquele homem uma oportunidade extraordinária de glorificar o nome de Cristo por meio de um grande milagre. O Espírito Santo encheu a Pedro e a João de fé no nome de Jesus de que aquele homem poderia ser um instrumento de um prodígio, em que por meio do seu caso, o nome de Jesus ser reconhecido como o mais poderoso, como de fato e a realidade e a verdade.

DISSE: OLHA PARA NÓS. Esta frase tem gerado muitas conjecturas, em que uma delas diz respeito ao fato de que, os apóstolos queriam na realidade mudar o foco da atenção daquele homem. Porque aquele mendigo só queria dinheiro, mas Pedro e João tinham para ele uma solução definitiva para seu problema. Muitas vezes as pessoas se contentam com as esmolas, quando na verdade Cristo tem a solução total e absoluta para seus problemas. O nome de Cristo é suficiente para sanar os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...