domingo, 11 de agosto de 2019

Atos 3:1-2

Atos 3:1-2 - E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
E PEDRO E JOÃO. Sobre Pedro, ele se tornou um dos mais conhecidos do grupo apostólico, por vários eventos que lhe envolveram diretamente com o Mestre, Cristo Jesus. Depois da ascensão de Cristo aos céus, tudo indica que Pedro se tornou o porta voz do grupo, tendo feitos os dois primeiros grandes discursos. Já no que diz respeito a João, ele era o apóstolo amado de Cristo, talvez o mais próximo do Senhor Jesus. Foi ele o escritor do evangelho que leva seu nome, das três epístolas e do Apocalipse.

SUBIAM JUNTOS AO TEMPLO. Por ser estes dois apóstolos, Pedro e João, os mais próximos de Jesus de Nazaré, isso deixa transparecer que já eram amigos, ainda durante o ministério de Cristo na terra. E ao que tudo indica, esta amizade prevalecia agora, quando os dois faziam parceria nas orações. Como não havia templos dedicados ao cristianismo, então, os seguidores de Cristo frequentavam o templo de Jerusalém.

À HORA DA ORAÇÃO, A NONA. Os judeus, como um dos povos mais religioso do mundo, tinha a tradição de reservar no templo determinados horários dedicados a oração ao Deus único e verdadeiro. A nona era a primeira hora de oração, a segunda era de meio dia, e a terceira era de três horas da tarde. Os apóstolos continuavam guardando as tradições do judaísmo, porque eles viviam um momento de transição.

E ERA TRAZIDO UM HOMEM QUE DESDE O VENTRE DE SUA MÃE ERA COXO. A discrição feita pelo Dr. Lucas, deste homem que foi curado por Cristo, usando a instrumentalidade de Pedro e João, faz com que o feito se tornasse mais notório ainda. Este homem era absolutamente paralítico, em que nunca teve a oportunidade de se locomover sozinha, uma vez que, precisava de ajudantes para transportá-lo sempre.

O QUAL TODOS OS DIAS PUNHAM À PORTA DO TEMPLO. Certamente este homem ficava do lado de fora do templo, junto à porta chamada formosa, porque da parte de dentro não era permitido pelos líderes religiosos, pelo fato de que este homem era paralítico. Com isso, esse homem se tornou conhecido por todos os judeus, e isso, se tornou notório no relato, porque o seu milagre teve uma grande repercussão.

CHAMADA FORMOSA. Cinco eram as portas que davam acesso ao templo de Jerusalém, em que quatro delas ficavam na parte sul e norte do templo, e uma única Ficava na parte oriental do templo. Conforme a tradição do cristianismo este portão era trabalhando com partes integrantes de Bronze Corinto, o que a tornava reluzindo e brilhante. Nas primeiras horas do dia, por conta do sol, esta porta era como um farol. Esta mesma porta era chamada pelos judeus de Susã de acesso ao pórtico de Salomão.

PARA PEDIR ESMOLA AOS QUE ENTRAVAM. Hoje, pela legislação de nosso país, quem é portador de tal deficiência, como este homem o era, tem direito por lei, a uma aposentadoria. Mas na época não era assim, e por conta disto, a pobreza estrema acompanhava tais pessoas. Com isso, aquele pobre homem tinha que pedir esmolas. A escolha do local era estratégica, porque por aquela porta passava muita gente boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...