segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Atos 3:5-6

Atos 3:5-6 - E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
E OLHOU PARA ELES. Percebe-se que, aquele homem tinha tanta vergonha de sua situação, que certamente pedia esmolas de cabeça baixa, sem olhar para aqueles que entravam pela porta chamada formosa do templo. Mas, Pedro com João conseguiu levantar a cabeça daquele pobre coitado, e cativar sua atenção para o mais importante que estava para acontecer. A intenção dos apóstolos era chamar a atenção daquele deficiente, no sentido de lhe dizer que, ele tinha importância para Cristo e para eles.

ESPERANDO RECEBER DELES ALGUMA COISA. Mas, o pobre coitado não estava entendendo nada do que pretendiam Pedro e João, e como de costume, certamente esperava receber deles algumas moedas insignificantes como esmola. Ou por outro lado, aquela pobre alma também se preparava para receber um esculacho da parte daqueles dois visitantes, como humilhação, por ele estava pedindo esmolas no templo.

E DISSE PEDRO: NÃO TENHO PRATA NEM OURO. Humanamente falando, esta resposta de Pedro foi negativa para aquele mendigo. Pedro deu uma resposta diferente daqueles que fazem o comercio da fé, eles que tem dinheiro, porque exploram o povo de Deus, mas não tem o que Pedro tinha que era o poder de Cristo em sua vida. Nem Jesus, nem os apóstolos usavam o ministério para enriquecerem.

MAS O QUE TENHO ISSO TE DOU. Pedro não tinha dinheiro, nem praticou o enriquecimento ilícito fazendo de seu ministério um profissão, porque não praticou o comercio da fé com a palavra de Deus. Mas ele tinha algo que era mais importante, ele tinha o poder do nome de Cristo sobre a sua vida, e pelo poder do Espírito Santo podia usar legitimamente o nome de Cristo para fazer milagre para glória de Cristo Jesus.

EM NOME DE JESUS CRISTO. Esse é o nome mais poderoso que se possa pensar Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Por este nome, grandes coisas acontecem.

O NAZARENO. Esse não era o nome do Filho de Deus, mas era nome qualificativo, pelo fato de Jesus ter vivido a maior parte dos seus anos na aldeia de Nazaré. Para os judeus esse era um apelido degenerativo, porque havia um ditado que se dizia: Porventura de Nazaré se esperava vir alguma coisa boa? Na realidade, Jesus era para ter vivido na Judeia, porque ele era de Belém, mas por conta das perseguições e perigos que ele teria corrido, teve que ir morar na Galileia, na aldeia chamada Nazaré.

LEVANTA-TE E ANDA. Aquele homem era paralítico desde o ventre de sua mãe, portanto, nunca teve a oportunidade de ficar de pé, nenhuma vez de sua vida, sempre esteve prostrado em terra, mediante sua deficiência. Mas agora, Pedro lhe ordena que ele ficasse de pé, e fizesse o que ele nunca havia feito antes, que era dar seus primeiros passos. O poderoso nome de Jesus Cristo tem o poder de fazer o impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...