segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Atos 3:9-10

Atos 3:9-10 - E todo o povo o viu andar e louvar a Deus. E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.
E TODO O POVO O VIU. No capítulo anterior, o que aconteceu no dia de Pentecostes chamou a atenção de todos que estavam em Jerusalém, por ocasião das festividades, em que haviam judeus de todas as partes do mundo. Agora, neste caso da cura do coxo na porta do templo, não seria diferente. Deus estava agindo de forma impactante na vida dos apóstolos de Cristo para demostrar que a igreja remida do Senhor Jesus era de fato a legítima representante do reino dos céus em toda a terra.

ANDAR E LOUVAR A DEUS. Este foi mais um dia memorável, em que, assim como no dia de pentecostes, Deus estava mostrando por meio de um prodígio que o Espirito Santo estava atuando poderosamente na terra. Todos que estavam presentes no templo de Jerusalém viram com os próprios olhos aquele homem andando, coisa que nunca aconteceu, pois ele era paralítico de nascimento, louvando a Deus pelo milagre.

E CONHECIAM-NO. Não se saber quantos anos, aquele homem já estava a mendigar na porta Formosa do templo de Jerusalém, mas certamente ele começou quando ainda era bem jovem. No versículo dois, Lucas fala dele como um homem, certamente já era um adulto de certa idade. Portanto, todos que sempre passavam pela porta, que era um lugar de entrada do templo, conheciam aquele pobre mendigo, deficiente.

POIS ERA ELE QUE SE ASSENTAVA A PEDIR ESMOLA. Naquela mesma época, os que sofriam qualquer tipo de deficiência, não recebiam ajuda social do governo e até mesmo a família muitas vezes desprezavam a própria sorte. Os religiosos, em muitos casos também descriminavam tais pessoas por julgarem que eram malditas pela própria sorte. Por isso, esse homem vivia em pobreza extrema, tendo que mendigar.

À PORTA FORMOSA DO TEMPLO. Os comentaristas afirmam que esta porta sempre ficava enfeitada como cartão postal de entrada do templo de Jerusalém, dando as bem-vindas a todos que adentravam o recinto da casa de Deus. Esta porta, chamada Formosa, era trabalhada com bronze polido, de forma que brilhava de forma incandescente. Das cinco portas que davam acesso ao templo, essa era a mais bonita.

E FICARAM CHEIOS DE PASMO E ASSOMBRO. O homem natural não está acostumado com os milagres sobrenaturais da parte de Deus, e quando há uma ou mais manifestações do poder de Deus, as pessoas ficam em êxtases. Durante o ministério do Senhor Jesus, foram realizados inúmeros milagres, sinais e maravilhas, o que chamava a atenção das multidões. Agora, Cristo estava operando por meio dos apóstolos, em cumprimento a sua promessa de estar sempre presente com todos eles.

PELO QUE LHE ACONTECERA. Deus, por meio do Espírito Santo, em honra ao poderoso nome de Cristo, se utilizou de Pedro e João para fazer mais um milagre. O Espírito Santo, que foi derramado em plenitude na igreja de Cristo, no dia de Pentecostes veio para dar continuidade a obra de Cristo, quando a sua igreja nesta terra. A paralisia que acometeu sua vítima, desde o ventre da mãe foi para glória de Deus e de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...