segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Atos 3:11

Atos 3:11 - E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.
E, APEGANDO-SE. O comportamento do homem que fora curado em nome de Jesus Cristo, fazia parte do plano de Deus para que os apóstolos tivessem mais uma oportunidade de pregarem o evangelho libertador das boas novas de Cristo. O ex-paralítico em vez de procurar sua casa e seus familiares para contar o feito, ou entrar templo a dentro em busca dos sacerdotes para contar o que havia acontecido com ele, aquele homem ficou junto de Pedro e João, porque sabia que Deus tinha usado eles.

O COXO. Não se sabe que tipo de doença havia feito este pobre homem de vítima, nem porque ele estava naquela situação deplorável. O que tomamos conhecimento era que ele era deficiente desde o ventre de sua mãe, conforme Atos 3:2 - E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.

QUE FORA CURADO. Como que foi curado aquele deficiente? Atos 3:6-8 - E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. Glória a Deus.

A PEDRO E JOÃO. Pedro ficou sendo conhecido como aquele que era um homem de temperamento forte, demonstrado em alguns fotos que lhe diz respeito, bem como aquele que negou a Jesus por três vezes. Já o apóstolo João era mais conhecido como um homem mais sereno e que sempre estava junto a Cristo como um amigo fiel. Estes dois juntos, estavam sendo neste momento instrumentos de Deus para um milagre, em que o evangelho das boas novas seria pregado e o nome de Cristo glorificado.

TODO O POVO CORREU ATÔNITO. O ocorrido estava sob o controle do Espírito Santo e Ele estava agindo para que o nome de Cristo fosse glorificado por meio da pregação do evangelho da graça de Deus. Na realidade houve um grande alvoroço naquele lugar, porque as pessoas estavam atônitas em tomarem conhecimento e verem com os próprios olhos, que o coxo da porta formosa estava de pé, andando e pulando.

PARA JUNTO DELES. Ninguém mais queria saber dos rituais que estavam ocorrendo no templo, se antes os sacerdotes eram que chamava a atenção do povo, com suas vestes cumpridas e suas celebrações. Neste momento, todos a uma correram para junto de Pedro, João e o paralítico que fora curado em nome de Cristo Jesus, o Nazareno. Certamente tem início um grande tumulto, porque todos queriam ver o homem.

AO ALPENDRE CHAMADO DE SALOMÃO. Este lugar era também chamado de pórtico de Salomão. Antes de adentrar ao lugar santo do templo havia o átrio dos gentios, e este alpendre era como que uma calçada larga, que media mais ou menos quinze metros de largura, com colunas que sustentavam o teto coberto, que servia de sombra para os visitantes. Tinha aspecto original do primeiro templo feito pelo rei Salomão, tendo sido aproveitado material do primeiro templo para construir este alpendre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...