sábado, 1 de junho de 2019

Romanos 14:13

Romanos 14:13 - Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
ASSIM QUE. Esta carta de Paulo aos Romanos teve uma importância fundamental para a sobrevivência daquela comunidade cristã, porque se percebe que suas contendas poderiam provocar divisões perigosas no meio do povo de Deus. Ao mesmo tempo nos mostra que assim como hoje, existem os partidarismos no seio das próprias denominações, também no tempo da igreja primitiva também existiam os mesmos problemas. A verdade é que todo organização humana tem problemas.

NÃO NOS JULGUEMOS. Por um lado, os judeus julgavam aos gentios convertidos ao cristianismo não eram dignos de serem aceitos diante de Deus, por não fazerem parte da primeira aliança, ou seja, do pacto da lei. Já por outro lado, os gentios julgavam aos judeus, de que eles não poderiam fazer parte da nova aliança, porque haviam sido cortados da comunhão com Deus, tema este abordado por Paulo nesta carta.

MAIS. O escritor pede aos seus leitores que mudassem de comportamento a partir do recebimento desta sua correspondência. Paulo escreve: Se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas são passadas, eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5:17). Esta era a viva esperança do autor, que cessassem as contendas e as brigas entre os irmãos, no sentido de prevalecer a paz e a harmonia entre o povo de Deus.

UNS AOS OUTROS. Se até o momento, a igreja cristã na capital do império romano não tinha passado por muitas perseguições, porem, a partir de então, os fatos históricos nos fazem saber, que muitas tribulações vieram sobre os servos de Cristo. Portanto, os remidos do Senhor Jesus precisavam se unir cada vez mais, apoiando uns aos outros. Os leitores desta carta precisavam aprender sobre o amor fraternal ensinado por Cristo, e isso só era possível, se todos dessem as mãos pela mesma causa do reino.

ANTES SEJA O VOSSO PROPOSITO. O apóstolo dos gentios não somente apontou a questão dos problemas que estavam ocorrendo naquela comunidade cristã, mas também se preocupa em mostrar a solução para as dificuldades. A partir dos líderes daquela igreja, até os membros mais simples, todos precisavam partir para novos objetivos de apoiarem uns aos outros, e não ficarem em disputas sobre modismos.

NÃO PÔR TROPEÇO. Cristo fez uma crítica forte contra os religiosos de sua época ao afirmar: Mateus 23:13 - Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois, que, fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Parece que a disputa entre judeus e gentios era no mesmo nível do que acontecia com os líderes do judaísmo na época de Jesus. E isso não era bom.

OU ESCÂNDALO AO IRMÃO. Vejamos o que disse Jesus sobre o escândalo em Mateus 18:7 - Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Se Cristo falou a respeito dos escândalos que há no mundo, não é diferente com aquele que provoca escândalo no meio do povo de Deus. Os seguidores de Cristo nos dias de hoje precisam compreender a importância de não se levantarem uns contra os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...