sábado, 15 de junho de 2019

Romanos 15:30

Romanos 15:30 - E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus.
ROGO-VOS, IRMÃOS. Esta comunicação de Paulo aos Romanos é escrita em um tom bem amistoso da parte do apóstolo, como se Paulo conhecesse pessoalmente e já tivesse convivido com os irmãos daquela igreja. Já o fato de Paulo chamar seus leitores de irmãos é mais uma comprovação de que no tempo da igreja primitiva havia na realidade este bom costume, porque os cristãos sempre compreenderam que todos aqueles que aceitavam a Cristo como Salvador eram todos filhos de Deus.

POR NOSSO SENHOR. O pedido de Paulo foi feito de maneira muito solene, e de forma séria, e isso se entende que foi assim, porque ele fez seu pedido de oração em nome do Senhor Jesus Cristo. Quando alguém em um caso deste usava o nome do Senhor Jesus Cristo, isso expressava a gravidade do problema, bem como deixava bem claro que o pedido de oração era muito importante, e esse realmente era.

JESUS CRISTO. Nosso Senhor Jesus Cristo é o título mais completo que se pode referir ao Redentor da humanidade. O senhorio de Cristo pode ser visto em toda a extensão das páginas do Novo Testamento. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer: Aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome Cristo que é também um adjetivo se refere à missão do Messias de Deus ou Emanuel.

E PELO AMOR DO ESPÍRITO. Este é um dos muitos versículos do Novo Testamento que fala do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a trindade divina. Este amor do Espírito nos ensina que este trabalho de ação social que Paulo fazia por meio das igrejas por ele fundadas era uma ação diretiva do Espírito Santo de Deus. Alias, um dos muitos frutos do Espírito de Deus na vida dos remidos de Cristo é justamente a prática do amor fraternal que deve haver entre todos aqueles que vivem para Cristo e com Cristo.

QUE COMBATAIS COMIGO. O apóstolo dos gentios se transformou em um guerreiro espiritual dada as muitas lutas que teve que travar para cumprir sua importante missão de fazer crescer a igreja de Cristo. As oposições que Paulo iria enfrentar em Israel por conta do seu trabalho merecia a atenção dos leitores do apóstolo, no sentido que os irmãos da igreja em Roma lhe socorresse por meio da interseção por ele.

NAS VOSSAS ORAÇÕES. Percebe-se a importância da oração, em que ela pode diante do trono da graça de Deus mudar o quadro para favorecer um servo fiel do Senhor. E esta colocação feita por Paulo nos ensina que por mais forte que seja nossos inimigos, por meio das orações a Deus é possível se conseguir vitória. Paulo já estava consciente de que sua chegada a Jerusalém com as doações surgiriam ciúmes e invejas.

POR MIM A DEUS. Também aprendemos neste texto do Novo Testamento que não devemos partir para o confronto direto com as oposições que se levantam contra nós e o nosso ministério, mas que a melhor coisa a fazer é entregar nas mãos do Senhor as nossas causas, porque ele sabe como fazer para nos livrar dos nossos opositores. A intercessão dos irmãos uns pelos outros move o coração de Deus, no sentido do Deus Criador se levantar do seu trono e tomar as devidas providências em nossa defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...