sábado, 15 de junho de 2019

Romanos 15:31

Romanos 15:31 - Para que seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que esta minha administração, que em Jerusalém faço, seja bem aceita pelos santos.
PARA QUE SEJA LIVRE. Quando se faz a obra de Deus legitimamente, sem motivos algum se levantam oposições, porque as formas do mal sempre se levantarão contra o bem e a luz. Paulo não fala quem era os seus adversários nas igrejas em Israel, mas fica bem claro que ele não tinha a liberdade que desejava para fazer seus trabalhos em qualquer parte da Palestina. Paulo só queria fazer o bem aos irmãos carentes no País de Israel, mas tinham entre os líderes cristãos que se levantava contra ele e sua obra.

DOS REBELDES. Não há dúvida que estes opositores de Paulo faziam parte do grupo apostólico de Jerusalém, que eram aqueles que desde os começos da chamada de Paulo se opuseram ao grande apóstolo dos gentios. No começo, Paulo até foi em Jerusalém, quem sabe desejando se unir ao grupo dos doze, mas os líderes da igreja mãe em Israel nem lhe deram atenção. Certamente foram estes mesmos rebeldes.

QUE ESTÃO NA JUDEIA. A cúpula das lideranças cristãs se concentrava especificamente em Jerusalém, se espalhando um pouco sobre toda a Judeia. Mas este indicativo da parte de Paulo dizia respeito aos líderes de Jerusalém, todos aqueles que não aceitavam a chamada como Cristo tinha feito na vida de Paulo. O diferente sempre vai encontrar barreiras no que diz respeito aos sistemas humanos.

E QUE ESTA MINHA ADMINISTRAÇÃO. Observa-se a boa intenção de Paulo, que só queria ajudar aos irmãos que estavam passando muitas dificuldades sociais na região da Judeia. Mas os legalistas criavam obstáculos para que o servo de Deus não tivesse liberdade para fazer a obra de Deus, como ele bem desejava. A inveja e o ciúme dos que estão em eminência criam dificuldades para que os bons façam a obra de Deus. Algumas das lideranças da igreja matriz tinham medo de Paulo ganhar espaça.

QUE EM JERUSALÉM FAÇO. Neste momento, esta administração sobre a qual Paulo se refere era uma campanha de ação social que as igrejas da Macedônia e Acaia estavam fazendo voluntariamente em prol das igrejas carentes em Israel. Mas estas mesmas campanhas eram feitas por Paulo e seus amigo de ministério em todas as igrejas fundadas por eles. Os líderes cristãos de hoje devia aprender com este exemplo.

SEJA BEM ACEITA. Tem um ditado que diz: Uma mão lava a outra. Paulo ensinava aos gentios convertidos ao cristianismo, que eles eram devedores aos judeus por neste momento da igreja de Cristo para com o mundo, os gentios deveriam ser gratos aos hebreus pelos benefícios espirituais recebidos da parte de Cristo. Porem, ele também esperava que os judeus em Israel recebessem de bom grado as doações dos gentios.

PELOS SANTOS. É difícil de se conjecturar dentro da realidade, sobre quem Paulo se reportava, mas podemos pensar que ele poderia estar falando a respeito dos próprios beneficiários da ação social dos irmãos da Macedônia e Acaia. Todavia, não podemos descartar a possibilidade de Paulo estar escrevendo sobre os seus opositores em Jerusalém, que eram pessoas influentes e que poderiam barrar este trabalho seu em Israel. Os “santos” não são mortos canonizados por um sistema religioso do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...