terça-feira, 9 de julho de 2019

Apocalipse 12:13

Apocalipse 12:13 - E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.
E, QUANDO. Essa expressão temporal, utilizada pelo escritor, fala a respeito da cronologia dos acontecimentos próprios do desenrolar da grande tribulação, que neste caso, diz respeito à derrota de Satanás diante dos anjos de Deus, que é o exercito celestial. É provável que este fato se dê entre a segunda e terceira etapa da grande tribulação. O tempo do inimigo já está se esgotando, por isso do seu desespero. De princípio será preso por mil anos, depois será condenado eternamente no inferno.

O DRAGÃO. Este é o chamado grande dragão vermelho, apenas mais um título que caracterizará a mesma personagem diabólica, que sempre foi Satanás, o anjo de luz, Lúcifer, que se transformou em um anjo do mal e das trevas, ao se rebelar contra Deus. Também é a mesma antiga serpente, que enganou a Eva e a Adão, e por meio da queda do casal toda a humanidade também. Este é também o diabo, o acusador.

VIU QUE FORA LANÇADO NA TERRA. João, ainda que de forma implícita, nos faz entender que durante a batalha contra os exércitos celestiais, o dragão pensou que seria apenas mais uma luta contra o reino de Deus. No entanto, essa foi uma derrota significativa contra o império das trevas e do mal. Então, o diabo, ao ser lançado sobre a terra, sua grande queda, o fez perceber que sua derrota era perda total e definitiva.

PERSEGUIU. Percebendo que sua área de atuação não era mais como antes, porque antes o diabo tinha acesso até as partes mais altas do cosmo, mas agora ele estava como que preso aos limites da terra e do mar. Então, o diabo se esbravejará, e se colocará a perseguidor a todos que não receberem o seu sinal, que é (666). Porem, esta perseguição tem focos bem definidos, contra o povo das promessas de Deus.

A MULHER. Todos concordam que esta não será uma mulher literal, porem, na realidade, João se refere à nação de Israel, que à quase três mil anos esta fora dos planos de Deus, mas que nos fins dos tempos voltará a ser o povo do pacto com o Deus de Abraão, Isaque, Jacó e seu descendente Jesus Cristo. Paulo profetizou que os judeus, depois do arrebatamento da igreja, voltarão a ser o povo escolhido de Deus.

QUE DEU A LUZ. Como a “mulher” não se trata de uma pessoa, porque o livro fala em termos simbólico, então, a interpretação também deve ser vista como uma alegoria. De fato, João se refere à verdade de que “o Filho homem” é Jesus Cristo, o Filho mais ilustre do povo judeu, Ele que veio da tribo de Judá, uma das tribos mais importantes de Israel. Cristo veio a mais de dois mil anos para os judeus, e sua vinda, depois do arrebatamento da igreja, será novamente para os judeus, e eles o receberão desta vez.

O FILHO HOMEM. Um dos títulos do Messias de Deus, antes mesmo dEle se manifesta na terra, era “Filho do homem”. E quando os profetas de Deus assim o chamavam em suas profecias, já vaticinava sobre a encarnação do verbo de Deus. Cristo era Deus, porque ele era o Emanuel, ou seja, Deus entre os filhos dos homens, mas ele era o Messias, o Cristo, Jesus de Nazaré. Esta colocação feita pelo escritor fala a respeito de Jesus como o Príncipe, filho de Deus, mas também de sua natureza humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...