terça-feira, 9 de julho de 2019

Apocalipse 12:12

Apocalipse 12:12 - Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
POR ISSO, ALEGRAI-VOS. Qual deve ser o motivo de tal regozijo por parte do reino de Deus? Nos textos anteriores apontam que o acusador dos nossos irmãos, foi vencido, derrotado e lançado dos níveis superiores do universo, sobre a terra. No tempo em que isto se dará, no futuro, no tempo próprio da grande tribulação, os remidos de Cristo já estarão seguros na nova Jerusalém, o lugar que Cristo nos prometeu que iria nos preparar (João 14:2-3). Bem como todos os mártires estarão salvos em Cristo.

Ó CÉUS. Neste caso, nos chama a atenção, porque João escreve “céus” no plural e não céu no singular, como usualmente ele vinha escrevendo. De acordo com a cultura religiosa dos hebreus, existem sete níveis de céus. Já para os cristãos se tem provas sobre três níveis de céus. Seja como for, mas o que João quis dizer aqui é que os céus estarão livres dos ataques do inimigo, porque seu limite será apenas a terra e o mar.

E VÓS QUE NELES HABITAIS. Certamente, o vidente João se refere ao Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas, o Senhor Jesus Cristo, que é rei dos reis e Senhor dos Senhores, os quatro seres viventes, que são os arcanjos, querubins, serafins, ofanins e todos os anjos do reino de Deus. Além é claro, de todos os justos, os remidos de Cristo, os mártires que morreram por Cristo e os judeus convertidos a Cristo Jesus.

AI DOS QUE HABITAM NA TERRA E NO MAR. A esta altura dos acontecimentos, depois de consumadas as duas etapas da grande tribulação, quem pensar que os juízos de Deus já terão encerrado, se engana, porque ainda resta a terceira e mais terrível etapa da grande tribulação. João está avisando que, o planeta terra completo, terra e mar, serão ainda sacudidos pelos acontecimentos que ainda hão de acontecerem.

PORQUE O DIABO DESCEU ATÉ VÓS. O verbo “desceu” usado nesta frase por João é a mesma coisa que ele disse anteriormente, que ele foi precipitado sobre a terra. Na realidade, o diabo intentou invadir as esferas celestiais, como sendo ele adversário ou inimigo do reino de Deus, porem, bastou que o arcanjo Miguel juntasse os seus comandados para derrotar a Satanás, e jogá-lo com ímpeto sobre a terra e o mar.

E TEM GRANDE IRA. Tendo sido derrotado na esfera espiritual, sem nenhuma chance de penetrar nos lugares celestiais, o diabo foi derrotado, precipitado com força pelo poder do reino de Deus sobre a terra. Então, o diabo se revolta contra os moradores da terra. Essa ira descrita pelo vidente João nos fala da revolta e da inconformação de Satanás por ter sido derrotado. Agora, ele se vinda dos filhos dos homens na terra.

SABENDO QUE JÁ TEM POUCO TEMPO. Tudo já está determinado por Deus e nada do que está escrito neste livro da escatologia dos últimos dias cairá por terra. Depois da grande tribulação, a antiga serpente, Satanás, o diabo, que são representados pelo grande dragão vermelho, será lançado no inferno, temos então na terra o milênio, com o governo de Cristo na terra, e depois o juízo final, com a derrota definitiva de Satanás, dos seus demônios e de todos aqueles que rejeitaram a Cristo (Apocalipse 20:11-15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...