sexta-feira, 12 de julho de 2019

Apocalipse 14:20

Apocalipse 14:20 - E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.
E O LAGAR FOI PISADO. Continuando a metáfora da agricultura, o lagar, fala do lugar onde as usas eram pisadas para tirar dela o suco ou seiva, para ser transformado em suco ou para a fabricação de vinho. Mas, de acordo com a interpretação escatológica deste texto, João fala do massacre que os inimigos de Deus terão que passar como castigo pela rebelião contra o reino de Deus e pelo fato de aceitarem o sinal da besta, e o número do seu nome. O que está previsto é algo estarrecedor e terrível.

FORA DA CIDADE. Não há dúvida que esta cidade se refere à cidade de Jerusalém, ou podemos dizer que corresponde ao país de Israel. Como aconteceu no Egito, em que o território de Gósen não foi atingido pelas pragas, do mesmo modo, a terra de Israel será protegida por Deus. Êxodo 9:26 - Somente na terra de Gósen, onde estavam os filhos de Israel, não havia saraiva. O povo de Deus vai contar com a proteção divina.

E SAIU SANGUE. Sangue fala de vida, e desta forma, o escritor se refere às vidas que serão ceifadas com a matança dos que irão guerrear contra o povo de Deus. Este texto fala de uma pequena introdução da guerra do armagedom, que o livro se reporta em (Apocalipse 16:16). Como a partir de então se tem início a terceira etapa da grande tribulação, podemos conjecturar que bilhões de vidas serão tiradas e ceifadas da terra.

DO LAGAR. Conforma já explicamos um pouco antes, este lagar era o lugar em que as usas eram pisadas e moídas para que se extraísse da fruta o soco. O lagar é símbolo de prensa, de moinha, que representava castigo e repreensão na vida cotidiana. No caso da mensagem de João, este lagar fala dos arredores de Israel, onde estarão reunidas as demais nações inimigas, lutando contra os judeus e os cristãos juntamente. O anticristo vai reunir todos os seus aliados para lutarem contra o povo de Deus.

ATÉ OS FRIOS DOS CAVALOS. Neste momento, João se utiliza de uma linguagem militar para representar uma guerra sangrenta, em que tantas pessoas morriam, em que não somente as pernas dos cavalos ficavam vermelhas de sangue, mas até as botas e fardas dos soldados também ficam marcadas de sangue. Essa é uma figura simbólica que representa uma guerra em que não tem como contar os mortos.

PELO ESPAÇO. Certamente, a terceira e última etapa da grande tribulação vai acontecer em várias facetas, tendo o seu início neste momento descrito por João neste versículo. Há quem diga que, este momento representa o primeiro entre outros motins que o anticristo vai levantar contra os judeus. O fato é que a terceira e última guerra mundial tem seu nascedouro neste momento da escatologia bíblica, da qual fala João.

DE MIL E SEISCENTOS ESTÁDIOS. Não há dúvida que este espaço geográfico diz respeito à palestina, incluindo o que se chama também de Oriente Médio. Como a guerra será contra os judeus, então, o anticristo se reunirá no entorno de Israel, com seus aliados, de quase todas as nações, na tentativa de invadir a Israel e matar a todos os judeus. Porem, nesta batalha, Israel não vai precisar guerrear, porque o Filho do homem, Jesus Cristo virá cheio de glória e seus anjos para livra a Israel dos inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...