segunda-feira, 15 de julho de 2019

Apocalipse 16:1

Apocalipse 16:1 - E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus.
E OUVI, VINDA DO TEMPLO. Sempre que um novo evento vai acontecer, então, o escritor diz que teve uma visão, ou então, ouviu alguma coisa. Neste caso, ele ouviu uma grande voz. Mais uma vez, João faz referencia ao templo do céu, que era uma crença judaica sobre este fato, no entanto, não se trata de um templo como se constrói aqui na terra. Mas este templo pode ser o Novo Jerusalém celestial, a morada de Deus e de Cristo, que é a própria presença de Deus o seu altíssimo trono.

UMA GRANDE VOZ. Como o fato a ser narrado tem uma repercussão de natureza mundial, então, tinha que ser anunciada por uma grande voz. São muitas às vezes em que o vidente João se reporta a uma grande voz que é vinda do céu, anunciando algo que lhe é mostrado e que vai ter cumprimento no futuro. Se é uma grande voz, então, nos fala da grandeza de quem fala, depois nos ensina da importância da mensagem.

QUE DIZIA AOS SETE ANJOS. No capítulo anterior fala a respeito destes sete anjos e diz: Apocalipse 15:6 - E os sete anjos que tinham as sete pragas saíram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente, e cingidos com cintos de ouro pelos peitos. A grande voz, não foi dirigida ao vidente João, o escritor apenas ouviu aquela voz cheia de grandeza, mas esta potente voz foi dirigida diretamente aos sete anjos de Deus.

IDE, E DERRAMAI. Percebe-se que esta grande voz de comanda é ao mesmo tempo uma ordem, provavelmente de Deus ou de Cristo aos sete anjos. As ações destes sete anjos serão tão fortes sobre aqueles que serão atingidos, que Não usa dois verbos de ação. Quando A voz diz: “ide”, isso funciona como algo que deveria se feita imediatamente. Já o verbo “derramai” fala dos efeitos que as ações destes anjos iriam provocar com seus movimentos. João se expressa como se já fosse realidade.

SOBRE A TERRA. Existem vários planetas e cometas em nosso sistema solar, porem, os juízos das sete taças da ira de Deus terão endereço certo, que é justamente sobre a terra. Isaías 24:5 - Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Quando se fala da terra, neste caso, se trata dos filhos dos homens com seu pecados.

AS SETE TAÇAS. João começa o capítulo anterior falando sobre estas sete últimas pragas da ira de Deus, o que neste versículo ele chama de sete taças da ira de Deus. Ainda no capítulo anterior um dos quatro seres viventes entregou estas taças aos sete anjos Apocalipse 15:7 - E um dos quatro animais deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da ira de Deus, que vive para todo o sempre. Essas taças são de ouro puro.

DA IRA DE DEUS. Há de fato um aspecto de metáfora da parte do escritor, mas que na realidade eram visões bem reais aos olhos de João. Esta colocação ou referência a ira de Deus se trata do julgamento que o Juiz dos vivos e dos mortos vai aplicar sobre os moradores da terra. Desde que o Messias de Deus se manifestou sobre a terra, que quase que os filhos dos homens não sentem a ira e o furor de Deus, isso porque estamos no tempo da graça. Mas depois do arrebatamento da igreja a coisa vai mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...