segunda-feira, 15 de julho de 2019

Apocalipse 16:19-20

Apocalipse 16:19-20 - E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam.
E A GRANDE CIDADE. Mais uma vez o escritor se utiliza de uma metáfora, em que a cidade é apenas um símbolo da grande religião, porque babilônia é representada no livro do Apocalipse como sendo a maior de todas as religiões e a mais antiga, aquela que substituiu o império político pelo império religioso das nações. João não poderia escrever diretamente sobre o que ele desejava explicar, porque estava sendo vigiado vinte e quatro horas pelas autoridades romanos, e ele usa uma linguagem simbólica.

FENDEU-SE EM TRÊS PARTES. Há quem diga que o falso profeta do anticristo surja das fileiras de autoridades da babilônia misteriosa, como sendo o maior líder religioso da maior religião do mundo, bem como da mais antiga. Neste tempo, do governo do anticristo, vai haver um racha do império religioso do mundo, em que a babilônia misteriosa se dividirá em três seitas heréticas, e se tornará muito fraca, até cair.

E AS CIDADES DAS NAÇÕES CAÍRAM. Em todos os países onde o império religioso do mundo tem o domínio, pelo faccionismo que haverá na grande organização religiosa, também haverão divisões proporcionais, em que, este maior império religioso de todos os tempos chegará a ser extinto em quase todas as nações do mundo. E os próximos três capítulos do livro falam da narrativa da quebra da babilônia misteriosa.

E DA GRANDE BABILÔNIA SE LEMBROU DEUS. Este versículo funciona como introdução ao vasto material que o livro expõe nos três seguintes capítulos sobre a grande babilônia misteriosa, a meretriz das religiões. O fato de Deus lembrar, neste caso, não que dizer que Deus não vem acompanhado tudo sobre o império religioso das nações, mas fala a respeito das providências que Deus vai tomar contra Roma.

PARA LHE DAR O CÁLICE DO VINHO DA SUA IRA. Todas as heresias que a grande e antiga religião vem praticando contra a alma dos seus prosélitos serão cobradas pela justiça de Deus. A grande prostituta religiosa, que por meio de suas lideranças vem corrompendo as nações com o engano religioso vai ter que prestar conta dos seus erros, por ter desviado as pessoas de Deus, por meio da idolatria aos seus ídolos.

E TODA ILHA FUGIU. O que é uma ilha? É uma redoma isolada por águas. Em termos metafóricos, podemos dizer que esta colocação do escritor fala a respeito do sistema religioso que durante a era cristã, se manteve na hegemonia, com a implantação do reino dos homens, bem como do império da religiosidade, e não se preocupou em implantar o reino de Deus sobre a vida das pessoas. Esse sistema religioso vai acabar.

E OS MONTES NÃO SE ACHARAM. O que são os montes? São as partes mais elevadas de um território ou região. No que diz respeito a interpretação espiritual do texto, podemos afirmar que, neste caso, o escritor se reporta as mais elevadas autoridades do império religioso das nações. Esta profecia escatológica determina um tempo em que aqueles que se acham os principados da religiosidade, serão aniquilados, desaparecerão, deixarão de existir, porque vai haver a vingança de Deus sobre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...