segunda-feira, 15 de julho de 2019

Apocalipse 16:7

Apocalipse 16:7 – E ouvi outro do altar, que dizia: na verdade, ó Senhor, Deus, Todo-poderoso, verdadeiros e justos, são os teus juízos.
E OUVI. João sempre usa dois verbos que são recorrentes neste livro das revelações que são eles: Ver ou ouvir. Neste caso, mais uma vez, ele se utiliza de seus ouvidos como canal da comunicação que estava recebendo e que escreveu no seu livro, o Apocalipse. De foto, havia da parte do escritor uma atenção todo especial, no que ele estava vendo e ouvindo, porque ele sabia que as mensagens destas revelações de Deus seriam por demais importantes para a igreja de Cristo e toda a humanidade.

OUTRO DO ALTAR, QUE DIZIA. Não fica muito claro sobre quem estava falando o que João ouviu. No versículo cinco, o autor fala sobre o anjo das águas, que também deixou registrada sua doxologia a respeito do Deus Todo-poderoso. Então, pode ser que neste saco, o “outro” deste versículo se refira a outro anjo que vinha do altar. Mas, existem alguns comentaristas que dizem que alguém dos mártires quem fala.

NA VERDADE, Ó SENHOR. A expressão, “na verdade”, pode ser um artifício literário do escritor para enfeitar sua mensagem, ou pede também ser que aquele que estava a falar sobre o Deus Todo-poderoso queira salientar que suas palavras eram a mais pura verdade, o que de fato é. Aquele que fala do altar a respeito de Deus reconhece que o Todo-poderoso governa sobre tudo e sobre todos e que seu domínio não tem fim.

DEUS. Este é o Deus único e verdadeiro, que manifestou a sua graça salvadora, quando enviou o seu Messias para por meio da obra perfeita de redenção comprar para se mesmo vidas de todos os povos, tribos e nações. É o mesmo Deus que vai enviar seu Filho Jesus para arrebatar a sua igreja remida a qualquer momento. Todavia, é o mesmo Deus, que vai derramar a sua ira sobre o anticristo e seus aliados, os ímpios.

TODO-PODEROSO. Lucas 1:37 – Porque para Deus, não há nada impossível. Dois livros da bíblia que mais fala sobre Deus como Sendo o “Todo-poderoso” é o livro de Jó e o último livro do Novo Testamento, o Apocalipse. Salmos 62:11 – Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi, que o poder pertence a Deus. Ninguém está acima de Deus, por isso que João usa muito esta expressão, dizendo que ele é sobre todos e sobre tudo. O ser humano por mais forte que seja, não chega nem perto, do Deus Todo-poderoso.

VERDADEIROS. João quer dizer que o julgamento de Deus é verdadeiro. Os julgamentos dos seres humanos são parciais, até porque os seres humanos não são conhecedores de toda a verdade dos fatos. Mas, o Deus Todo-poderoso julga de forma veraz, porque Ele é Onisciente, e com isso, Ele tem pleno conhecimento dos fatos que aconteceram. Bem como Deus é Onipresente, está presente em todo lugar e tempo.

E JUSTOS, SÃO OS TEUS JUÍZOS. Podemos dizer que o Deus Todo-poderoso é imparcial em seu julgamento, porque ele conhece na realidade toda a verdade dos fatos. Assim sendo, quando Deus absorve, Ele assim procede de forma justa e imparcial, mas quando reprova, não há injustiça de sua parte, porque Ele não manipula a verdade para prejudicar a ninguém, porque Ele é a justiça em essência e a verdade também. Deus é absolutamente justo. Tudo que vai acontecer, será dentro da justiça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...