segunda-feira, 15 de julho de 2019

Apocalipse 16:6

Apocalipse 16:6 – Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste sangue a beber, porque disto são merecedores.
VISTO COMO DERRAMARAM. Historicamente, a de Cristo subsistiu em meio às tremendas perseguições, em que as forças do império das trevas e do mal, se utilizou de seus instrumentos para tentar banir com a existência do povo de Deus. O próprio João, que escreveu este livro do Apocalipse estava preso na Ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do seu testemunho fiel a Cristo Jesus. E ele também viu seus companheiros de ministério serem executados pelas autoridades do império romano.

O SANGUE. O sangue fala da vida dos servos de Deus que foram tiradas desde o tempo da velha dispensação, passando pelos séculos da nova dispensação, e principalmente do período terrível de perseguição do governo do anticristo. O falso profeta, que é a besta que subiu da terra, juntamente com o anticristo, que é a besta que subiu do mar, farão de todas, as maiores perseguições contra o povo de Deus.

DOS SANTOS. A palavra “santos” é um termo de cunho mais cristão do que judaico. No tempo da velha dispensação, o que o Novo Testamento chama de santo, o Velho Testamento chama de justo. De forma que, João se refere aos mártires que foram mortos já dentro do tempo próprio da nova dispensação, e principalmente, aqueles que serão mortos para a salvação, depois do arrebatamento a salvação é pela morte.

E DOS PROFETAS. Apesar, do Novo Testamento, falar a respeito do ministério de profeta, mas essa é uma colocação específica para os pregadores judeus. O que no tempo da nova dispensação é classificado de pregador do evangelho, na velha dispensação era chamado de profeta de Deus. Com isso, João se refere aos profetas da antiga dispensação, bem como aos profetas que ainda serão levantados por Deus entre o povo judeu para pregarem a verdade, e que serão mortos pelo anticristo.

TAMBÉM TU LHES DESTE. Esta é a lei da colheita, conforme a semeadura que Paulo escreveu em Gálatas 6:7 – Não erreis, Deus não se deixa escarnecer, porque tudo que o homem semear, também é o que há de colher. Como os inimigos do reino de Deus derramaram o sangue dos servos de Deus, agora, Deus enviou uma praga sobre todos os rios, barragens, açudes e fontes de águas doces, em que as águas serão sangue.

SANGUE A BEBER. João se refere ao que ele escreveu sobre o segundo e o terceiro anjo quando derramaram suas taças sobre o mar e sobre os rios e as fontes das águas. Todas as águas potáveis serão transformadas em saguem, seja nos rios, nas barragens, nos açudes, ou em qualquer outro tipo de fonte de água, mesmo que alguém perfure um poço em grande profundidade da terra, só vai dá sangue e até nas águas do mar.

PORQUE DISTO SÃO MERECEDORES. Desde que mundo é mundo, que os seres humanos incrédulos só dão as costas para o Deus de amor, bondade e misericórdia. E no tempo do governo do anticristo, o ateísmo, a rebelião e a apostasia serão agravados como nunca se viu antes. De forma que, o furor e a ira de Deus serão derramados sobre os seus inimigos de forma justa, em recompensa a tanta maldade que os filhos dos homens tem feito contra o Deus que só tem feito o bem a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...