terça-feira, 16 de julho de 2019

Apocalipse 17:5

Apocalipse 17:5 - E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.
E NA SUA TESTA. Por que na testa? Este é o lugar do corpo humano que mais identifica quem a pessoa é. A testa também fala da face de uma pessoa, do rosto, da sua feição, do seu aspecto. Os servos de Deus serão assinalados em suas testas (Apocalipse 7:3). Já os servos do anticristo serão assinalados na mão direita ou também na testa. Em uma interpretação alegórica ou simbológica, o escritor também fala da mente, do subconsciente, das ideias, dos pensamentos e das intenções, dos intentos e projetos.

ESTAVA ESCRITO O NOME. João se utiliza mais uma vez de uma metáfora para falar a respeito de coisas espirituais profundas, que somente o Espírito Santo de Deus é quem pode nos revelar. Como não se trata de algo literal, então, nem adianta entrar nos registros históricos, sobre as prostitutas, mas irmos direto aos assuntos, que são próprios das interpretações escatológicas e que o próprio livro nos leva a escrever.

MISTÉRIO. Neste caso, mistério é algo que esteve a séculos oculto, mas que Deus deu a conhecer por meio da revelação ou desvendamento. Acreditamos que uma das facetas deste mistério é o conhecimento que o Deus Onisciente vai permitir que a humanidade venha a saber sobre a religião misteriosa do reino dos homens. A transição do império político para o império religioso vai ser desvendado por Deus.

A GRANDE BABILÔNIA. Esta Babilônia do livro do Apocalipse é a Roma do império político, que foi transformada no império religioso do reino dos homens. João não está falando da Roma como cidade, mais sim, da Roma como religião. Por que grande? Porque para a época em que João escreveu este livro, o império romano dominava sobre todos os povos, e como religião não foi diferente, e ainda mantem o monopólio e oligopólio das nações, em termos de domínio, de manipulação, força e poder.

A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES. Não há dúvida que o escritor está se reportando ao politeísmo desenfreado que o império religioso de Roma passou a criar e incentivar sobre todos os povos nações e tribos. A prostituição sexual é fichinha em comparação a prostituição espiritual, no que diz respeito à adoração e veneração dos ídolos e das imagens de esculturas. A idolatria é um ato direto de traição contra Deus e a verdade.

E ABOMINAÇÕES. Tais abominações não deixam de ser os atos pagãos de adoração e veneração aos ídolos e as imagens de esculturas, porem, João se refere também a todas as práticas diabólicas e ensinos heréticos que a grande prostituta espiritual vem espalhando sobre o mundo. Desde que o império político de Roma tomou o controle do cristianismo, até os dias de hoje, muitas coisas foram manipuladas para o engano.

DA TERRA. Desde trezentos e doze de nossa era cristã, quando houve um acordo entre o império romano com as lideranças do cristianismo daquela época, tornando o cristianismo religião oficial de Roma, que quase tudo foi alterado, prevalecendo depois de trezentos e vinte e cinco, os elementos da antiga religião pagã de Roma e não o cristianismo verdadeiro. Os concílios e os documentos elaborados pelos supostos líderes cristãos cuidaram em tirar a igreja do rumo, prevalecendo o paganismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...