segunda-feira, 1 de julho de 2019

Apocalipse 6:5

Apocalipse 6:5 - E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro ser vivente: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
E, HAVENDO ABERTO. Há uma dinâmica muito grande nos fatos que vão se desenrolando neste capítulo seis do livro do Apocalipse, e as ações são mais enérgicas na prática do que possamos imaginar, na simples leitura do texto. Lembro-me que eu era ainda adolescente, quando li pela primeira vez quase todo o Novo Testamento, mas quando cheguei no livro do apocalipse, parei, justamente neste capítulo sei, porque na época, achei que este livro tinha uma mensagem muito forte.

O TERCEIRO SELO. No capítulo anterior, João viu o livro fechado e selado com sete selos, e o pior é que ninguém foi achado digno, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, de abrir os selos de tal livro. No entanto, de repente, aparece Alguém importantíssimo, que teve a capacidade de pegar o livro, e abrir os seus sete selos, e Este é o Cordeiro de Deus. João vê que estes selos falam de eventos futuros.

OUVI DIZER O TERCEIRO SER VIVENTE. Estes seres viventes ou seres espirituais muito fortes e poderosos estão diante do trono da majestade celestial, porque assistem diante de Deus. Mas eles também se envolvem com os eventos próprios das realizações de Deus na terra, porque estes eventos todos de que falam o livro do apocalipse se darão no futuro sobre a terra. Estes fatos acontecerão sobre a terra.

VEM E VÊ. E OLHEI. As revelações deste livro partiram diretamente de Deus, mas envolveram o Cordeiro de Deus, Ele que foi o único digno de abrir os selos do livro, também os seres viventes, que assistem diretamente diante da presença de Deus, bem como o vidente João. Este é um livro de revelações e visões, em que o vidente foi arrebatado para contemplar no céu, tudo que há de acontecer sobre a terra.

E EIS UM CAVALO PRETO. Os três últimos cavalos trazem consigo símbolos parecidos, em se tratando de guerras, porque tais batalhas envolvem muita mortandade. Geralmente, nas guerras antigas, os cavalos pretos eram utilizados pelos soldados mais sanguinários que iam na frente da batalha, os cavalos vermelhos eram usados pelos comandantes de guerra, e o cavalo branco, pelos reis e príncipes que vinha depois.

E O QUE SOBRE ELE ESTAVA ASSENTADO. Cada cavalo com suas cores diferentes tinham significados para cada etapa dos fatos próprios da grande tribulação, bem como os seus cavaleiros também representam ações pontuais do que se dará. A bíblia fala sobre potestades, que são poderes espirituais ou humanos, revestidos de autoridade para executarem coisas e fatos, por determinação e permissão de Deus.

TINHA UMA BALANÇA NA MÃO. No caso desta potestade, ela tem autoridade delegada pela permissão de Deus, o Criador e Governador universal, para agir por meio de fatos econômicos e sociais. Aprendemos com isto tudo que, existem forças espirituais atuando em todas as áreas do mundo visível e invisível, mesmo que não tenhamos hoje, a percepção destas coisas. Precisamos compreender que, Deus está em operação permanente, no sentido de governar a tudo e a todos, com seu poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...