segunda-feira, 1 de julho de 2019

Apocalipse 6:6-7

Apocalipse 6:6-7 - E ouvi uma voz no meio dos quatro seres viventes, que dizia: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho. E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente, que dizia: Vem, e vê.
E OUVI UMA VOZ NO MEIO DOS QUATRO SERES VIVENTES. Como a mensagem do livro do apocalipse é uma revelação, então, os dois sentidos bastante utilizados pelo vidente são a visão e a audição. Neste caso, não fala da tonalidade de tal voz, mas é provável que seja como voz de trovão, porque o que falava não era um homem de voz fraca, mas sim, um ser espiritual de poder muito grande e com voz proporcional.

QUE DIZIA: UMA MEDIDA DE TRIGO POR UM DENÁRIO. O trigo sempre foi um dos grãos bastante cultivado, principalmente nos casos de agricultura de subsistência, porque era dele que as famílias se alimentavam. Essa expressão utilizada pelo escritor nos fala a respeito da carestia dos alimentos, neste período do cavalo preto, dada a situação de calamidade pública, por conta de tudo que já tenha acontecido na terra.

E TRÊS MEDIDAS DE CEVADA POR UM DENÁRIO. A cevada era um tipo de alimento bastante barato, que os mais carentes sempre compravam nos tempos de crise financeira. O Denário era para a época em que este livro foi escrito, uma prata de valor de um dia de serviço do trabalhador. A profecia diz que, neste tempo do cavalo preto, os chefes de família não darão contra de sustentarem suas famílias com o básico.

E NÃO DANIFIQUEIS O AZEITE E O VINHO. Essa expressão utilizada pelo escritor nos fala dos momentos atípicos da humanidade, em que, no meio de uma calamidade social, pela falta de alimento e do pão para os mais pobres, porem, os mais ricos estarão se esbanjando nas bebidas e nas fanfarras. Sempre irá existir a elite política e econômica, em que não são atingidas pelas calamidades próprias dos mais pobres.

E HAVENDO ABERTO O QUARTO SELO. Na abertura deste quarto selo se tem novamente começo a mais uma etapa do que vai suceder durante o período terrível da grande tribulação sobre a terra e seus moradores. Há quem diga que cada selo, corresponde a aproximadamente dois meses de duração com efeitos avassaladores sobre os que estiverem vivos durante este tempo de vingança da ira de Deus.

OUVI A VOZ DO QUARTO SER VIVENTE. Este quarto ser vivente tem o aspecto da águia voando. Se de fato existe algum significado ou ligação deste período com a interpretação metafórica disto, então, podemos conjecturar que os efeitos deste período serão de proporções mundiais, bem como de potencialidade muito maior que se possa imaginar, porque a águia voa para onde quer e tem uma visão profunda.

QUE DIZIA: VEM, E VÊ. Este quarto ser vivente procurou envolver o vidente João, no que estava para lhe revelar, por meio do seu convite. Dai a importância deste homem de Deus, que foi poupado da morte prematura, para ser um canal da verdade, que a igreja de Cristo precisava saber. Outra vez se destaca o fato de que grande parte do material contido neste livro, veio ao conhecimento de João por meio de visões espirituais, o que aconteceu também com vários profetas antigos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...