terça-feira, 2 de julho de 2019

Apocalipse 7:13-14

Apocalipse 7:13-14 - E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
E UM DOS ANCIÃOS ME FALOU DIZENDO. Na verdade, são vinte e quatro anciãos que estão diante do trono de Deus, conforme (Apocalipse 4:4), mas há um dos vinte e quatro anciãos que aparece como interlocutor dos demais, conforme se ver também em (Apocalipse 5:5). Dos vinte e quatro anciãos, doze deles representam a nação de Israel e a outra metade representa a igreja de Cristo, que é o novo Israel de Deus.

ESTES QUE ESTÃO VESTIDOS DE VESTES BRANCAS. João está falando sobre os mesmos que ele já havia se referido em Apocalipse 7:9 - Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mão. As vestes brancas representam a santidade dos mártires.

QUEM SÃO, E DE ONDE VIERAM? Estas duas perguntas são muito importantes dentro do assunto escatologia, porque existem muitas discussões por conta destes que estão diante do trano da santidade de Deus. Dentro deste próprio versículo responde que estes não são os remidos do tempo da graça, nem são aqueles que vieram da terra por meio do arrebatamento. Eles vieram da grande tribulação que vai acontecer depois.

E EU DISSE-LHE: SENHOR, TU SABES. E ELE DISSE-ME: Na resposta de João ao ancião que se dirigia a ele, podemos notar, ainda que de forma implícita, que João tinha consciência de quem eram estes mártires que estava diante do trono da majestade celestial. Porem, o vidente preferiu deixar sob a responsabilidade do importante porta voz de Deus, a resposta sobre quem eram estes santos e de onde eles vieram.

ESTES SÃO OS QUE VIERAM DA GRANDE TRIBULAÇÃO. Não dá para entender o porquê de tantas manipulações do texto, quando a mensagem é muito clara que, estes mártires são justamente aqueles que durante a grande tribulação foram perseguidos, e por não aceitarem a marca da besta (666) é que foram mortos por amor da palavra de Deus e do testemunho que deram. Esta é, portanto, a verdade exposta neste texto.

E LAVARAM AS SUAS VESTES. Esta é uma figura de linguagem metafórica para representar que, os mártires do tempo da grande tribulação fizeram por onde ser merecedores da salvação, mesmo fora do tempo da graça, isso porque sofreram prejuízos terrenos, e da própria vida, mas não negaram o nome do Senhor Jesus. Na segunda metade do governo do anticristo, vai haver perseguição contra os cristãos.

E AS BRANQUEARAM NO SANGUE DO CORDEIRO. A metáfora falando das vestes dos mártires fala do revestimento de glória e honra que os servos de Cristo receberão por serem dignos da salvação em Cristo Jesus. A referência ao sangue do Cordeiro de Deus, isso nos ensina que, a porta da graça para os gentios, pode se fechar depois do arrebatamento, mas que a redenção de Cristo continua suficiente para salvar a todos aqueles que creem no seu poderoso sacrifício de expiação e propiciação pelos salvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...