terça-feira, 2 de julho de 2019

Apocalipse 7:2

Apocalipse 7:2 - E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar.
E VI OUTRO ANJO. Temos destacado em nosso comentário que o livro do apocalipse é uma revelação de Deus, dada a Jesus Cristo para mostrar aos seus servos as coisas que devem acontecer brevemente. Portanto, o sentido da audição e da visão são meios através dos quais, João recebeu tais visões. No primeiro versículo nós encontramos a citação de quatro anjos, porem, este anjo já é o quinto que está envolvido no que vai acontecer dentro do escopo do capítulo sete de Apocalipse, assim nos ensina o texto.

SUBIR DO LADO DO SOL NASCENTE. Como os eventos próprios deste capítulo envolvem o planeta terra e o mar, João escreve como que tal anjo fosse surgindo no horizonte pela manhã, assim como nasce o sol. Esta referência ao sol nascente nos faz pensar que este anjo vem carregado de glória, que é luz e poder da parte de Deus para executar seu intento, como o sol cumpre seu papel sem ser impedido por nada.

E QUE TINHA O SELO DO DEUS VIVO. A expressão “que tinha o selo do Deus vivo” nos ensina sobre a autoridade delegada diretamente de Deus para cumprir tudo aquilo que estava determinado pelo próprio Deus. O selo do Deus vivo será aplicado nas testas dos servos de Cristo, como sendo o povo do Altíssimo. Como os seguidores do sistema do anticristo terão a marca da besta (666), Deus vai sinalizar os seus filhos.

E CLAMOU COM GRANDE VOZ. Esta frase é recorrente no livro do apocalipse, porque o vidente João quer evidenciar a grandeza de tudo que ele tem visto e ouvido no céu, com grau de supervalorização comparativa as coisas fracas e frágeis desta terra. João também nos declara sobre a autoridade que vem revestida a palavra deste anjo poderoso da parte de Deus, que pela grandeza de sua voz, o que ele falar se cumprirá.

AOS QUATRO ANJOS. Estes quatro anjos são citados no primeiro versículo, onde está escrito: E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. Percebe-se que o reino de Deus é bem dinâmico, no tocante as funções de cada um daqueles que estão diante de Deus.

A QUEM FORA DADO O PODER. Quem manda em tudo é Aquele que está assentado sobre o trono, Ele que é o Deus Onipotente e Todo-poderoso. Tudo o mais que está diante de sua presença possuem poderes delegados da parte do Deus poderoso. Portanto, estes anjos receberam poderes diretamente vindos da parte do Criador de todas as coisas, assim como, todo e qualquer tipo de poder, emana do Deus Criador.

DE DANIFICAR A TERRA E O MAR. No primeiro versículo, fala destes quatro anjos retendo o vendo para que não soprasse sobre a terra, sobre o mar e sobre as arvores. No terceiro versículo foi dito a eles que não danificassem a terra e o mar, até que os servos de Deus fossem assinalados. Consequentemente, depois dos servos de Deus terem sido marcados, não há dúvida que estes anjos cumprirão suas missões para as quais estão designados a executarem a mando de Deus e a serviço do seu reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...