quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Atos 4:19-20

Atos 4:19-20 - Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus. Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.
RESPONDENDO, POREM, PEDRO E JOÃO, LHES DISSERAM. Qual foi a sentença do julgamento dos membros do Sinédrio? Certamente, consultaram as leis e compararam com o que tinham feito os apóstolos e viram que não praticaram nenhum crime. Mas, resolveram impor uma sanção que era um golpe contra o cristianismo. Ouvindo Pedro e João a penalidade, que era uma mordaça contra eles, então os apóstolos respondem a altura aos seus inquiridores, que não podiam cumprir a determinação de todos eles.

JULGAI VÓS, SE É JUSTO. Apesar de serem, Pedro e João, pessoas simples, mas eles tinham plena consciência de que não tinham cometido nenhum crime contra as leis dos judeus, nem muito menos contra as leis romanas. Por isso que, eles devolvem a questão aos seus julgadores e pedem uma resposta honesta da parte de qualquer um deles. Já que se tratava de um julgamento, então, julgasse de forma mais justa.

DIANTE DE DEUS. Como o caso não envolvia nenhum crime diante das leis dos homens, Pedro e João apenam para a consciência dos seus inquiridores diante da justiça de Deus. Com isso, os apóstolos estavam defendendo que, o que tinha acontecido no dia anterior, com a cura do coxo era uma obra de Deus, e que coisas maiores iriam acontecer ainda. Então, era da vontade de Deus que eles pregassem.

OUVIR-VOS ANTES A VÓS. Imagine se os apóstolos tivessem dado ouvido à resolução do Sinédrio por meio de suas autoridades? Pedro e João foram corajosos em enfrentarem as forças contrárias, mas continuarem pregando o evangelho. Precisamos vencer os desafios que nos são impostos pelos inimigos do reino de Deus e cumprir a nossa missão. Não podemos desanimar diante dos obstáculos que surgem sempre.

DO QUE A DEUS. Os planos de Deus não podem ser frustrados, e tudo que tem de acontecer vai se cumprir, e ninguém e nem nada pode parar as obras do Deus Todo-poderoso. O Espírito de Deus se utilizou de Pedro e João para fazer um milagre notório, porque essa era a vontade do Criador em honrar seus servos, a fim de que o nome de Cristo fosse glorificado. O que estava acontecendo era apenas um começo.

PORQUE NÃO PODEMOS DEIXAR DE FALAR. Que essa colocação feita por Pedro e João seja o nosso lema de vida, não podemos deixar de falar das obras de Deus, ainda que contrariando a tudo e a todos. Os apóstolos poderiam ter se complicado em desobedecerem às determinações das autoridades do Sinédrio, mas não se deixaram levar pelo medo, mas com ousadia e coragem resolveram falar do evangelho de Jesus.

DO QUE TEMOS VISTO E OUVIDO. Pedro e João haviam passado seus últimos três anos e meio ao lado do maior Mestre e Rabi de todos os tempos. Eles estavam cheios do Espírito Santo e com uma vontade incontrolável de pregar o evangelho das boas novas. Viram com os próprios olhos as maravilhas, prodígios e sinais que o poderoso Jesus de Nazaré realizou durante seu ministério. Ouviram palavras poderosas da parte do grande Profeta, Jesus Cristo e não poderiam jamais deixarem de pregar a palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...