sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Atos 4:21

Atos 4:21 - Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera.
MAS ELES AINDA OS AMEAÇARAM MAIS. Lucas fala a respeito dos membros do Sinédrio, que formaram conselho naquele dia, com o objetivo claro e deliberado de deter a obra de Deus por meio dos apóstolos de Cristo. Eles estavam se sentindo contrariados porque não encontraram motivo para condenar a Pedro e a João, Porem faziam severas ameaças de que, se os apóstolos continuassem pregando sobre o nome de Jesus, da próxima vez, não sairiam impunes como desta vez, mas seriam castigados.

E, NÃO ACHANDO MOTIVO. Por que prenderam a Pedro e a João? Na realidade os motivos estavam ocultos, até porque, ninguém pode ser preso e julgado como malfeitor fazendo o bem ao seu próximo, não existem lei que seja contra a fazer o bem a um ser humano. O que Pedro e João fizeram foi o grande benefício a um pobre homem que sofria terrivelmente desde que veio ao planeta terra, a este mundo.

PARA OS CASTIGAR. O Sinédrio era naquela época o Tribunal de Justiça dos judeus, composto por líderes religiosos, políticos e sociais da sociedade judaica. Portanto, os seus membros eram (supostamente) os guardiãs das leis. Se alguém transgredisse as leis receberia a devida punição, que variava de acordo com a gravidade do crime. Neste caso, os apóstolos foram considerados inocentes, e com isso, estavam livres.

DEIXARAM-NOS IR. Essa colocação feita pelo escritor do livro de Atos dos Apóstolos dá-nos a entender que o Dr. Lucas estava envolvido diretamente com o foto narrado, uma vez que ele se inclui nesta colocação. Porem, a explicação é que o escritor deste livro cuidou em colher todas as suas informações pessoalmente e ele ouviu diretamente de Pedro ou de João essa declaração, por isso se diz: Deixaram-nos ir.

POR CAUSA DO POVO. Além de serem inocentes, porque não foi encontrado nenhum crime nos atos de Pedro e João, os servos de Deus contavam com o apoio da sociedade, no que tange a defender aos apóstolos nesta causa. Conforma a narrativa diz: O feito foi notório e em todo o Israel se ficou sabendo do que aconteceu. A cura do coxo na porta formosa do templo de Jerusalém repercutiu positivamente entre o povo.

PORQUE GLORIFICAVAM A DEUS. Os líderes religiosos dos judeus queriam defender seus interesses, uma vez que procuravam dominar o povo por meio da religião, por isso que foram contra os apóstolos. Mas, o povão não pensava como eles pensavam, pelo contrário, a sociedade judaica conhecia aquele pobre deficiente que tinha mais de quarenta anos e que desde o seu nascimento sofria horrores por causa de sua doença.

PELO QUE ACONTECERA. De forma que, a grande maioria dos judeus estava como que delirando por ver que Deus estava se manifestando com poder no meio do seu povo. Os judeus eram monoteístas e sabiam que o feito notório fora realizado pelo poder de Deus, mediante o poder que há no nome de Jesus. A igreja e os líderes do cristianismo estavam em um bom momento, contanto com o apoio da sociedade, caindo na graça do povo, e mais e mais pessoas aceitando a fé cristã no nome de Jesus, o Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...