sábado, 1 de junho de 2019

Romanos 14:16-17

Romanos 14:16-17 - Não seja, pois, blasfemado o vosso bem. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
NÃO SEJA, POIS, BLASFEMADO O VOSSO BEM. Parece que os problemas internos da comunidade cristã em Roma estavam extrapolando a área da própria igreja e chegando diante da sociedade dos incrédulos. Ou aqueles que estavam se prejudicando, no caso, os fracos na fé, estavam se escandalizando com a tal liberdade dos mais fortes no caminho do evangelho, ao ponto destes blasfemarem contra os seus próprios irmãos da igreja. Isso precisa ser resolvido urgentemente pelos irmãos.

PORQUE O REINO DE DEUS. Neste ponto de sua importante carta aos Romanos, Paulo chama a atenção dos seus leitores para o foco principal que era o reino de Deus. Com isso, o apóstolo termina mostrando para os irmãos que eles estavam como que desviados do mais importante, que era buscar o reino de Deus em primeiro lugar. As contendas levantadas em Roma só enfraqueciam a fé dos irmãos, isso pelas divisões.

NÃO É COMIDA. Disse Jesus: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. O Senhor Jesus falou estas palavras em um momento em que ele mais precisava de comida, porque já estava há quarenta dias sem se alimentar. Porem, no caso de Cristo, para ele transformar as pedras em pães, seria fazer a vontade do inimigo, e, portanto, permitir que o diabo tivesse influência sobre Ele.

NEM BEBIDA. Paulo aponta mais uma questão, que também era motivo de discussão entre os irmãos na igreja de Roma, que era o uso de bebidas nas refeições. Os judeus evitavam bebidas mais fortes, mas eles não deixavam de ingerir o vinho puro de uva, antes e durante suas refeições. Como hoje existem algumas igrejas que não proíbem seus membros de tomarem um pouco de vinho antes das refeições como medicamento para a saúde, porque alegam que Jesus multiplicou água em vinho.

MAS JUSTIÇA, E PAZ. Os problemas das contendas e divisões naquela comunidade cristã causavam outras dificuldades entre os irmãos, que eram as injustiças e as intrigas. Enquanto isto, o apóstolo dos gentios afirma que tudo isto estava em desacordo com que realmente era o reino de Deus. Deus é justo e aprova quem pratica a justiça. E o que o Senhor mais quer que haja entre o seu povo é a harmonia.

E ALEGRIA. Uma outra coisa que o desentendimento entre os irmãos daquela igreja estava provocando era a tristeza de uns para com os outros. Quando na verdade, deveriam estar desfrutando de tantas coisas boas que Deus proporciona no meio do seu povo. O rebanho do Senhor tem mais do que motivo para estarem de bem com a vida, uma vez que, o nosso Deus sempre está fazendo uma coisa nova para nos alegrar.

NO ESPÍRITO SANTO. As contendas e as divisões por conta de comida ou de bebida estavam provocando a saída do Espirito Santo do meio do povo de Deus. Quando na verdade deveriam os servos de Deus eram estar desfrutando dos dons espirituais do Paráclito divino, para a edificação uns dos outros. O reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo, com isso, Paulo estava dizendo aos seus leitores que eles estavam perdendo a melhor parte no reino de Deus, e isso por conta das contendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...