sábado, 1 de junho de 2019

Romanos 14:15

Romanos 14:15 - Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
MAS, SE POR CAUSA DE COMIDA. Continua o combate de Paulo a raiz das contendas que estavam acontecendo naquela comunidade cristã, o que o escritor busca combater, porque ele entendia que a igreja de Cristo era e é uma comunidade cristã onde um membro do corpo de Cristo deve lutar pelo outro, a fim de que a lei de Cristo, quanto à convivência em família seja a melhor possível. Todas estas questões não contribuíam em nada para o crescimento espiritual do povo de Deus em Roma.

SE CONTRISTA. Nem todos tem a mesma fé, por isso que a bíblia fala daquele que tem uma grande fé e outros são homens de pequena fé. Os que já alcançaram uma fé extraordinária, não se abalam com coisas banais, porem, os que são fracos na fé, por qualquer motivo se escandalizam, chegando ao ponto de se desviarem dos caminhos do evangelho. Assim sendo, ninguém deveria ser pedra de tropeço para os outros.

TEU IRMÃO. O fato é que, neste caso, Paulo aponta em direção dos que comiam de tudo que encontrasse no mercado, enquanto que, os mais débeis na fé, ou os judeus convertidos ao cristianismo, não comiam. Os que seguiam as dietas alimentares mais rígidas ficavam como que baleados, por conta da liberdade dos que comiam de tudo. Desta forma, o apóstolo pede um certo equilíbrio aos libertinos para não escandalizar.

JÁ NÃO ANDAS CONFORME O AMOR. Neste ponto, Paulo faz lembrar aos seus leitores sobre a essência da lei de Cristo, que era o amor fraternal para com todos principalmente para com os domésticos da fé. Andar conforme o amor fraternal é fazer o que for possível para não prejudicar ao meu semelhante, principalmente o meu irmão na fé, que ainda não alcançou amadurecimento espiritual o suficiente.

NÃO DESTRUAS POR CAUSA DE COMIDA. Paulo tem conhecimento de que os mais fracos na fé estavam se desviando da igreja e do evangelho de Cristo por causa da liberdade demasiada de alguns daquela comunidade cristã. A lei dizia: Não matarás, e esta palavra já dentro da nova dispensação tem também significado espiritual, no que diz respeito a contribuir para que um servo de Deus venha a si desviar do evangelho.

AQUELE POR QUEM. Todos os remidos de Cristo tem muito valor diante do coração de Deus, e a prova disto é que o Senhor deu o seu próprio Filho para resgatar os seus escolhidos. De forma que, prejudicar um dos pequenininhos de Cristo é mexer com o coração de Deus. Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu unigênito filho, para que quem nele crer, não pereça, mais tenha vida eterna. Deus nos ama.

CRISTO MORREU. Romanos 5:8-10 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Não podemos imaginar que cristo morreu somente por nós, mais sua morte foi por amor a todos os seus remidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...