sábado, 15 de junho de 2019

Romanos 15:32-33

Romanos 15:32-33 - A fim de que, pela vontade de Deus, chegue a vós com alegria, e possa recrear-me convosco. E o Deus de paz seja com todos vós. Amém.
A FIM DE QUE. Esta frase complementa o que Paulo tinha colocado no versículo anterior em que ele solicita as orações dos seus leitores, no sentido de que rogassem por ele para que seus planejamentos dessem certo. Porque naquele momento, ele desejava levar até Jerusalém as doações feitas pelas igrejas da Macedônia e da Acaia os irmãos pobres da judaica, depois viajar para a Espanha, porem, passar por Roma para desfrutar da comunhão com os irmãos, bem como pregar a palavra em Roma.

PELA VONTADE DE DEUS. O escritor toca no ponto fundamental de seus projetos, que era a soberana vontade de Deus. quando nós analisamos os escritos deste apóstolo, depois que ele teve o seu encontro com o Senhor Jesus, não fazia mais sua própria vontade, mas buscava em tudo cumprir para sua vida a vontade de Deus, principalmente nas coisas concernentes a obra de Deus e sua missão para Cristo.

CHEGUE A VÓS. Outra vez o apóstolo volta a falar sobre o seu grande desejo que era realmente visitar a igreja de Cristo na capital do império romano. Não se sabe ao certo porque Paulo ainda não tinha feito um grande trabalho na cidade de Roma, até porque esta era a cidade mais importante daquela época, porque era a capital do império romano, de onde procediam as decisões mais importantes do mundo daquela época.

COM ALEGRIA. Percebe-se que o apóstolo dos gentios se encontrava preocupado com o resultado de seus trabalhos de ação social em Jerusalém, uma vez que, este trabalho no meio das principais lideranças da igreja matriz gerava muita ciumeira, bem como inveja nos opositores de Paulo. Se este serviço de ação social desse errado e gerasse confusão, não tinha como Paulo viajar com paz em sua alma a Roma.

E POSSA RECREAR-ME CONVOSCO. No planejamento do apóstolo Paulo, ele só queria chegar bem na cidade de Roma, ter o privilégio de compartilhar suas experiências com os irmãos daquela comunidade cristã, desfrutar da agradável companhia com eles todos, depois ser encaminhados por eles até a região da Espanha. É provável que havia um grande anseio nos leitores de Paulo, em vê-lo pessoalmente na igreja cristã de Roma. E Paulo também desejava muito ver a todos, porque Paulo amava os cristãos.

E O DEUS DE PAZ. Termina então o escritor este capítulo de sua carta, já dando o indicativo que estava nos momentos finais de sua correspondência. Efetivamente, esta frase fala de algo muito importante, porque trata da reconciliação feita de Deus com os homens, isso por meio da propiciação de Cristo, que por meio de sua expiação efetuou a paz de todos com Deus. Paulo também diz que vai em plena paz com todos.

SEJA COM TODOS VÓS. AMÉM. Acima de tudo, o grande apóstolo dos gentios deseja que a paz de Deus domine completamente os corações dos seus leitores, e que as contendas por conta de questões alimentares fossem resolvidas, bem antes de sua chegada, para que ao pisar na igreja de Cristo em Roma, a paz reinasse absolutamente entre os irmãos. A palavra “Amém” não era o final da carta de Paulo aos Romanos, mas era um indicativo de que tudo tinha a aprovação de Cristo, o Amém de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...