quinta-feira, 6 de junho de 2019

Romanos 15:5

Romanos 15:5 - Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.
ORA, O DEUS. Paulo deixa transparecer que seus escritos além de estarem de acordo com as Sagradas Escrituras do Antigo Testamento, conforme o versículo anterior, mais também vem diretamente da parte do Deus único e verdadeiro, que é o revelador de suas inspiradas Escrituras. Isso demonstra o quão o apóstolo era dependente de Deus e de Cristo Jesus. Em tudo que Paulo pregava, fazia ou escrevia, tinha a orientação que vem do alto, como fonte de suas inspirações e revelações.

DE PACIÊNCIA. Deus é paciente e longânimo em seus atos de misericórdia e bondade para com os filhos dos homens, principalmente para com aqueles que confiam Nele inteiramente. Com isto, Paulo fala das misericórdias ilimitadas de Deus, conforme Lamentações 3:22-23 - As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Não fora esta paciência de Deus, a terra já tinha sido destruída.

E CONSOLAÇÃO. 2 Coríntios 1:3 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação. Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Nesta vida os remidos de Cristo passam por muitas coisas, mas Deus os consola sempre.

VOS CONCEDA. O apóstolo espera uma ação da parte de Deus na vida dos seus leitores, no sentido de que mudem para melhor, no que diz respeito a não mais servirem de pedra de tropeço na vida uns dos outros, isto por conta de coisas banais, tais como o comer ou não comer determinados tipos de alimentos. Paulo nos passa a ideia de que tudo provem de Deus, Ele que capacita os seus, conforme sua vontade.

O MESMO SENTIMENTO. O homem por se só e de acordo com suas próprias forças, não tem condições de realizar a vontade completa de Deus, porque desde a queda da raça humana, o livre arbítrio do ser humano, se contradiz com o reino dos céus. Mas a intervenção de Deus na vida dos seus servos é que proporciona novos sentimentos de paz e harmonia entre aqueles que buscam o reino de Deus em primeiro lugar.

UNS PARA COM OS OUTROS. Esta é a lei de Cristo, conforme Marcos 12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Aquilo que desejamos para nós mesmos é justamente o que devemos desejamos para o nosso próximo. Se o mais importante para nós é a vida eterna, então, devemos lutar também para os outros serem salvos.

SEGUNDO CRISTO JESUS. Filipenses 2:2-5 - Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Andemos, pois, nas pisadas de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...